PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Valença

Valença juntou Portugal, Argentina, Índia, Nepal, Brasil e Marrocos na cozinha… e foi ‘um mundo’ à mesa [FOTOS]

23 Dezembro, 2023 - 03:51

365

0

Gastronomia.

No total foram 160 migrantes, a residir em Valença, que deram corpo à iniciativa Cozinha Sem Fronteiras

 

Oriundos da Argentina, Índia, Nepal, Brasil e Marrocos, cozinharam no pavilhão do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho pratos emblemáticos das suas culturas de origem.

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

 

A cozinha portuguesa, também, se fez representar com vários pratos, em especial de bacalhau, bem como as sobremesas com as rabanadas, os sonhos, o arroz doce e o leite creme.

 

O resultado foi uma mostra de sabores, costumes e tradições onde cada comunidade mostrou um pouco das suas terras de origem e que tradicionalmente, nos últimos anos, se realiza por esta época.

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

Os participantes, neste convívio, foram os utentes do Centro Qualifica Valença que atualmente conta com 350 alunos, de 31 nacionalidades, distribuídos por 8 turmas de iniciação à aprendizagem do português e uma turma de aprofundamento dos conhecimentos da língua portuguesa.

 

A vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier, marcou presença no convívio, saudou e agradeceu o empenho de cada comunidade, professores e funcionários municipais e deu a conhecer as multiplas respostas que o nosso concelho dispõe, para os emigrantes, nas diversas áreas.

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

A autarca anunciou, também, que Valença espera a abertura, em breve, do Centro Local de Apoio a Migrantes que permitirá uma resposta mais articulada, em rede, com os demais serviços públicos.

 

Esta ação decorreu no âmbito do Projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho, da CIM Alto Minho, do FAMI – Fundo para o Asilo a Migração e a Integração e em que o Município de Valença é parceiro.

 

 

 

[Fotografia capa: Município Valença]

Últimas