PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença estreia-se no painel eletrónico da estação de Stª Apolónia

28 Abril, 2021 - 09:11

497

0

PUB A imagem foi captada esta terça-feira por Jorge Mendes, deputado na Assembleia da República pelo PSD eleito por Viana do Castelo. O nome de Valença já aparece nas chegadas […]

PUB

A imagem foi captada esta terça-feira por Jorge Mendes, deputado na Assembleia da República pelo PSD eleito por Viana do Castelo. O nome de Valença já aparece nas chegadas à estação de Stª Apolónia, em Lisboa. Nunca tal tinha acontecido em toda a história dos comboios em Portugal. 

A primeira vez que tal aconteceu, rigorosamente falando, foi na segunda-feira. Data em que saiu de Valença o primeiro comboio Intercidades em direção à capital do país. Mas ainda sabe a estreia. Visivelmente orgulhoso, o antigo presidente da Câmara de Valença apontou o telemóvel para o painel eletrónico e fez mais uma fotografia que ficará para a história.

Recorde-se que as obras de eletrificação da Linha do Minho foram inauguradas no passado domingo. O Primeiro-Ministro, António Costa, esteve em Valença onde descerrou a placa evocativa.

O Chefe de Governo destacou a “prioridade” do Governo à modernização da ferrovia, “o maior investimento dos últimos 100 anos em Portugal”, considerando que essa aposta “é uma revolução no transporte de mercadorias”.

“A enorme revolução que aqui temos é mesmo no transporte de mercadorias porque, com o aumento da frequência e a duplicação da dimensão dos comboios, nós triplicamos nesta linha a capacidade de transporte de mercadorias”, afirmou.

A eletrificação da Linha do Minho entre Nine, no distrito de Braga e Valença, no distrito de Viana do Castelo, foi dividida em duas empreitadas.

Primeiro o troço Nine – Viana do Castelo, concluído em julho de 2019, e depois Viana do Castelo e Valença, onde no domingo iniciam as circulações comerciais com tração elétrica.

Os investimentos na Linha do Minho foram realizados no âmbito do programa de modernização da rede ferroviária nacional Ferrovia2020, comparticipado por Fundos da União Europeia, através do Compete 2020.

A modernização do troço entre Nine e Valença representou um investimento de 86,4 milhões de euros, 67,9 milhões de euros comparticipados pela União Europeia e 18,5 milhões de euros de financiamento nacional.

 

[Fotografia: Jorge Mendes]

 

PUB

Últimas