PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Empresário vai lançar livro de receitas que levou 40 anos a ser concluído

18 Fevereiro, 2018 - 03:09

238

0

João Guterres, empresário natural de Valença, vai lançar muito em breve um livro que levou… 40 anos a ser concluído. Trata-se de uma compilação de mais 180 pratos grastronómicos da […]

João Guterres, empresário natural de Valença, vai lançar muito em breve um livro que levou… 40 anos a ser concluído. Trata-se de uma compilação de mais 180 pratos grastronómicos da região, com a história de cada um deles.  “São pratos à base de tudo que se fazia nas aldeias, nas casas senhoriais e até nos quartéis”, contou João Guterres à Rádio Vale do Minho. Foram quatro décadas de trabalho exaustivo que estão agora prestes a culminar numa obra que promete tornar-se uma referência para os gastrónomos alto-minhotos. “Foi um trabalho de muita recolha, de pesquisa, de falar com as pessoas. Foram 40 anos a experimentar estes pratos. Experimentei-os todos!”, garantiu o empresário.

 

 

A obra, intitulada Valença à mesa – Receitas com história, já se encontra na gráfica. “Digo sempre que uma receita de cozinha é muito mais que um simples escrito com ingredientes. Cada receita tem uma história por trás e eu fui atrás dessas histórias”, continuou João Guterres. “Conto a história dessa receita. Porque é que se faz o Escabeche de Lampreia… porque é que se faz o Sável de Escabeche…”, exemplificou.

Convém sublinhar a ideia de que, quando as primeiras linhas desta obra foram escritas, tinham passado apenas três anos depois da Revolução dos Cravos. João Guterres, que foi militar, chegava de Angola pronto a abraçar um país agora em plena liberdade. Mas o empresário não pára. “Já me foi feito um desafio pelos seis municípios do Vale do Minho: escrever um livro apenas sobre a lampreia. Desde a história, passando pela pesca, cozinheiras e tudo o que envolve a lampreia no nosso território”, revelou.

 

João Guterres: “Já me foi feito um desafio pelos seis municípios do Vale do Minho: escrever um livro apenas sobre a lampreia.”

 

Recorde-se que João Guterres é o grande homenageado pelo Município nas festividades em honra de S. Teotónio que decorrem em Valença desde sexta-feira. O empresário vai ser laureado este domingo com a Medalha de Mérito Municipal.  “Aumenta ainda mais o compromisso que tenho tido até agora: levar o nome de Valença ainda mais longe”, disse.

Reconhecido empreendedor e inovador dos recursos endógenos de Valença, João Guterres deu alto contributo para que o Caldo Verde se tenha tornado uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal. É também devido a este valenciano que o cabrito assado se tornou uma referência em Portugal. A paixão pelos vinhos e as bebidas espirituosas levou João Guterres à criação do primeiro gin tinto do mundo, mas também ao lançamento dos licores Cantar Portugal. “É uma homenagem merecida. Fez um grande trabalho não só em prol da gastronomia, mas também como empreendedor de Valença e do Alto Minho”, disse o presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, à Rádio Vale do Minho.

A sessão solene das comemorações do Dia de São Teotónio, padroeiro da cidade de Valença, está marcada para este domingo, às 11h30, na sede da Junta de Freguesia de Ganfei.

Últimas