PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Duplicação da capacidade de exploração eólica já está em fase de testes

30 Março, 2016 - 08:10

165

0

Investimento realizado com o sobreequipamento do Parque Eólico do Alto Minho I deverá ascender a 26 milhões de euros.

Já está em fase de testes a duplicação da capacidade de exploração eólica em Valença. Este projeto, recorde-se, resulta de um investimento de 21 milhões de euros com a implantação das novas torres eólicas.
As novas unidades de exploração da Ventominho – Energias Renováveis, S.A. em Valença, foram visitadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Valença. Os novos aerogeradores, já instalados e atualmente em fase de testes, foram implantados em terrenos baldios das Freguesias de Boivão, Sanfins e Taião, em Valença, que beneficiam, assim, de uma receita anual suplementar sem prejuízo da tradicional utilização dos baldios pelos seus compartes. “Hoje temos uma alternativa aos combustíveis fósseis. Portugal já não está hoje tão dependente do petróleo como esteve no passado. Estas energias alternativas, nomeadamente a eólica, permitem que o país se auto-sustente em termos de energia elétrica”, disse recentemente o presidente da Câmara de Valença à rádio Vale do Minho. “É também mais um produto que exportamos. E se exportarmos mais, o país não necessitará de fazer um esforço tão grande quer na aquisição de petróleo quer na despesa na produção de energia elétrica. Isso terá depois reflexo no Orçamento de Estado. Esperemos que, a prazo, se sinta aqui algum desagravamento em termos de impostos resultante da rentabilização destes investimentos nas energias renováveis”, explicou Jorge Mendes.
Com a conclusão das obras em Valença, prevista em finais do corrente mês, o Sub-parque de Picoto – São Silvestre, anteriormente com 19 aerogeradores e uma potência total de 38 MW, terá com uma capacidade adicional de 18,8 MW. Deste aumento de capacidade, a produção anual de energia elétrica irá aumentar cerca de 46,3 GWh, que equivale a 86% do consumo total de eletricidade no Concelho de Valença (dados provisórios DGEG 2014).
O investimento realizado com o sobreequipamento do Parque Eólico do Alto Minho I deverá ascender a 26 milhões de euros, dos quais cerca de 21 milhões de euros no concelho de Valença.

Últimas