PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Vale do Minho

Vale do Minho: Presidente da ADRIMINHO acredita num “bom ano” de lampreia

9 Janeiro, 2020 - 12:03

443

0

PUB O presidente da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO) acredita num “bom ano” para a lampreia do rio Minho. Manoel Batista acredita que as chuvas […]

PUB

O presidente da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO) acredita num “bom ano” para a lampreia do rio Minho. Manoel Batista acredita que as chuvas intensas que caíram na região poderão ter ajudado a um ano que poderá ser de fartura, no que concerne a este ciclóstomo tão apreciado.

“Há uma expectativa muito alta. Da conversa que tenho tido com os pescadores, é mesmo altíssima”, disse o também presidente da Câmara de Melgaço. “As condições climatéricas têm sido ótimas para que a lampreia suba em quantidade e em qualidade”, referiu o autarca aos microfones da Rádio Vale do Minho.

A Associação de Pescadores do rio Minho e do Mar já deu também sinais de que este poderá ser um ano bastante satisfatório na safra da lampreia. Razão? As chuvas intensas dos últimos meses. Ainda de acordo com aquela associação, as primeiras lampreias já começaram a sair e são de boa qualidade.

“Estão criadas as condições para que haja mais rendimento para os pescadores e para a própria restauração”, prosseguiu Batista. “A lampreia é realmente um elemento agregador do Vale do Minho. Traz cá muita gente neste período do ano e é importante que neste ano, com as condições criadas, seja melhor ainda”, sublinhou.

Recorde-se que Caminha recebe no próximo dia 27 de janeiro a cerimónia de abertura da XI edição da Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência. A iniciativa é promovida pela ADRIMINHO, em parceria com os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira. O evento está agendado para o próximo dia 27 de janeiro.

O objetivo passa pela promoção de um recurso local com forte impacto na economia local – a lampreia – tornando o Vale do Minho um destino gastronómico de excelência. Durante fevereiro e março, cerca de 100 restaurantes do Vale do Minho vão servir a lampreia confecionada das mais variadas formas.

Até meados de abril irão ser realizados em todos os concelhos do Vale do Minho vários eventos de promoção deste ciclóstomo.

 

PUB

Últimas