PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Vale do Minho: Autarquias apelam à restauração para colocar a lampreia a ‘preços moderados’

7 Fevereiro, 2015 - 13:40

134

0

Presidente da Confraria lamentou pouca atenção dada pelos jovens ao prato.

As autarquias do Vale do Minho apelam aos restaurantes que pratiquem preços moderados durante a época da lampreia. Um pedido deixado este sábado, em Monção, durante a apresentação da VI edição da “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”. Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Monção lembrou que “durante o Rali à Lampreia os restaurantes estão sempre cheios. Peço por isso que sirvam bem e que sirvam a preços módicos para não ‘matarem a galinha dos ovos de ouro’. Se as pessoas não forem bem servidas, se não gostarem do prato e não tiverem um preço acessível não irão voltar”, alertou o edil. “E o que se pretende com esse dia é precisamente que as pessoas regressem para provar este ciclóstomo fantástico”, acrescentou Augusto Domingues.
A mesma opinião tem o autarca de Melgaço. Em declarações à rádio Vale do Minho, Manoel Batista recordou que “no meio está a virtude. Não podemos fazer da lampreia um prato corriqueiro, até porque é um prato de qualidade. Terá por isso de ter um preço adequado à excelência deste prato. Mas se houver a tentação de um aproveitamento excessivo por parte da restauração, haverá um efeito de afastamento”, considerou o também presidente da ADRIMINHO. “É preciso algum equilíbrio. Nem um excesso de preço, nem tornar o prato banal”, sublinhou.
Já o presidente da Confraria da Lampreia do Rio Minho lamentou a pouca atenção que os mais jovens dão à lampreia. “O número de devotos deste prazer da gula tem diminuído. Os jovens não comem lampreia. Teremos de inventar novos pratos desta singular iguaria e aprimorar a estética dos pratos tradicionais, tornando-os mais atractivos visualmente e apetecíveis do ponto de vista gastronómico”, defendeu João Guterres.
A conferência terminou com a prova de vários pratos confeccionados com lampreia do Rio Minho. Uma actividade a cargo da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI).
A iniciativa “Lampreia do rio Minho – um prato de excelência” vai decorrer durante os meses de fevereiro e março. É um projecto da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho – ADRIMINHO, em parceria com os municípios do Vale do Minho. Com a adesão de várias dezenas de restaurantes, tem como principal objectivo a promoção da lampreia.

Últimas