PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Um terço dos alunos do primeiro ciclo precisam de apoio social

13 Setembro, 2012 - 15:30

162

0

Um terço dos alunos inscritos nas escolas do primeiro ciclo do ensino básico do concelho de Viana do Castelo vão receber, neste ano letivo, apoio social, anunciou hoje a autarquia.

Um terço dos alunos inscritos nas escolas do primeiro ciclo do ensino básico do concelho de Viana do Castelo vão receber, neste ano letivo, apoio social, anunciou hoje a autarquia.

Segundo dados revelados pela Câmara de Viana do Castelo, dos mais de 4.300 alunos inscritos, 3.177 correspondem ao primeiro ciclo do ensino básico e, destes, 1.160 vão beneficiar de ação escolar, ou seja, 36 por cento.

“A percentagem de crianças com apoio cresce para 47 por cento, com os escalões de rendimento e comparticipação das famílias na componente de animação socioeducativa”, explicou fonte municipal.

O novo ano letivo, que arrancou esta semana, obrigará ao “reforço nos apoios sociais” por parte da Câmara de Viana do Castelo, que se traduzem na comparticipação ou oferta de material e refeições.

Dos 4.313 alunos inscritos nas escolas do concelho, 1.136 vão frequentar jardins-de-infância.

No que toca a transportes escolares, funcionarão circuitos especiais com oito autocarros e cinco táxis e serão emitidos 2.250 passes escolares.

Os transportes escolares vão custar à Câmara de Viana do Castelo cerca 1,1 milhões de euros, as refeições escolares oitocentos mil euros e as atividades de enriquecimento curricular igualmente oitocentos mil euros.

No ano letivo 2012/2013 funcionarão no concelho 12 jardins-de-infância, 21 escolas básicas integradas com o pré-escolar e 20 escolas e centros escolares apenas com o primeiro ciclo do ensino básico.

Ainda este mês entra em funcionamento o novo centro escolar da vila de Alvarães, em Viana do Castelo, após um investimento de cerca de um milhão de euros, sendo o quarto construído nos últimos anos no concelho.

Vai receber 110 alunos do ensino básico e 25 do ensino pré-escolar e resultou da remodelação e ampliação da antiga escola da Igreja, passando a concentrar todo o ensino básico da vila de Alvarães.

Paralelamente, foram construídos, a norte e a sul, dois edifícios de apoio ao espaço principal, representando na totalidade seis salas, para cinco turmas do primeiro ciclo e uma sala de jardim-de-infância.

O estabelecimento funcionará ainda com um polivalente, um refeitório e cantina, um gabinete médico e um campo de jogos exterior, além de equipado com quadros interativos e internet.

Segundo o município, este novo centro escolar “integra a política de reordenamento da rede educativa”, previsto na Carta Educativa do concelho e surge depois de investimentos do género na construção de centros escolares nas freguesias de Perre, Mujães e Santa Marta de Portuzelo.

Últimas