PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

2

3

Valença

Tomás Lopes (de Valença) torna-se chef de Alta Cozinha… no Dubai!

29 Março, 2023 - 19:04

6943

0

Jovem de 19 anos com talento extraordinário está a orgulhar os valencianos.

Tomás Lopes tem apenas 19 anos. É natural de Valença e, no princípio deste mês, rumou ao Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

 

Assumiu a função de Chef de Alta Cozinha no Algarve, The Mediterranean Secret, um restaurante português que coloca à mesa das arábias o melhor de todos nós.

 

Nas redes sociais, as gentes de Valença vão manifestando orgulho neste jovem talento que está a levar o nome do concelho até ao outro lado do planeta.

 

 

Com apenas dois anos pediu… uma cozinha

Desde muito cedo que o jovem Tomás começou a demonstrar uma apetência incrível pela cozinha e pelos segredos que ela guarda.

 

“O primeiro presente de Natal que ele pediu, ainda mal falava, foi uma cozinha!”, contou-nos a mãe, Andrea Paço. “Muita gente ficou surpreendida e claro que disseram que cozinha é coisa de meninas”.

 

A progenitora não fez caso. “Se o Tomás me pediu uma cozinha, eu vou dar-lhe uma cozinha. Se me pedisse uma boneca, eu dava-lhe uma boneca”, assegurou.

 

Dito e feito. Tomás teve mesmo a cozinha de brincar.

 

Daí em diante, o fascínio e o encanto pela culinária nunca mais iriam desaparecer.

 

“Chegou a manifestar vontade de enveredar pelo campo da investigação criminal”. No entanto, foi alertado para o rigor que as provas físicas implicavam nesta área.

 

A decisão estava tomada e Tomás decidiu entregar-se totalmente à sua paixão de sempre – a cozinha.

 

 

A cozinha sempre foi um mundo que fascinou Tomás Lopes

[Fotografia: Tomás Lopes]

 

 

 

Conversas de uma vida

Tomás Lopes frequentou a ETAP, onde há dois anos concluiu o 12ºano.

 

“Durante o estágio final, realizado num hotel do Pinhão, conheceu gente experiente no ramo da restauração”, contou Andrea Paço. Um grupo de pessoas que terá reconhecido talento ao jovem valenciano e, mesmo sem ele saber, nunca o iriam perder de vista.

 

Entretanto, Tomás Lopes seguiu para a Escolas de Turismo de Portugal, em Viana do Castelo, onde obteve formação superior em Gestão e Produção de Cozinha.

 

Dois anos depois, e a poucos meses de concluir o curso, faltava apenas o estágio final.

 

“Ele estava preparado para ir para Barcelona, realizar o estágio num restaurante galardoado com estrelas Michelin”, continuou a mãe.

 

Foi então que aconteceu algo surpreendente.

 

“Recebeu um e-mail. Era uma proposta de trabalho para o Dubai”. De quem? “De uma daquelas pessoas que ele tinha conhecido há dois anos no estágio da ETAP”, recordou.

 

A proposta não poderia ser melhor. Segundo a mãe, para além do estágio de três meses, existe a possibilidade de Tomás Lopes fixar-se naquele local de trabalho.

 

Tomás Lopes fez as malas. E foi.

 

 

Tomás Lopes, de Valença, dá formação e brilha no Dubai

[Fotografia: Tomás Lopes]

 

 

Uma mãe com saudades, mas orgulhosa

“Tenho um salão de estética. Não tenho horários. Tirando os dois últimos anos, em que residiu em Viana, era sempre ele que cozinhava lá em casa”, contou Andrea em tom de mãe babada.

 

Agora, com o filho do outro lado do mundo, dá-se uma espécie de natureza invertida.

 

“Geralmente são os filhos que têm saudades da comida da mãe quando estão longe. Neste caso é a mãe que tem saudades da comida do filho”, disse com uma gargalhada.

 

E o que cozinhava Tomás lá em casa?

 

“Sempre comida tradicional portuguesa”, garantiu Andrea. Exatamente o que faz agora no restaurante onde está, sendo que os padrões serão evidentemente bem mais elevados.

 

Chef Tomás Lopes a mostrar o valor da Alta Cozinha Portuguesa

[Fotografia: Tomás Lopes]

 

 

 

Uma realidade completamente diferente

De um dia para o outro, Tomás Lopes entrou numa realidade totalmente diferente.

 

Chegou a um país onde impera a lei islâmica. Uma nação onde é, por exemplo, ilegal consumir álcool ou estar embriagado em público. A conduzir, então, a tolerância é zero.

 

Modéstia é a palavra-chave. Isto significa que, no Dubai, todos devem manter as pernas cobertas até aos joelhos ou evitar mostrar os ombros, por exemplo.

 

Passear de mãos dadas pelas ruas é tolerado entre marido e mulher, mas beijos e abraços em público são considerados ofensivos.

 

Tomás teve de encaixar e ainda se vai habituando a estas e outras diretrizes da comunidade onde vive. Para além do evidente fuso horário.

 

“Lá são três horas mais tarde. Mas vamos falando pelo facebook, através de videochamadas. Não podemos utilizar o Whatsapp porque lá não é permitido”, recordou a mãe do jovem.

 

Mesmo perante costumes e tradições tão distintas do país onde nasceu, Tomás já começou a libertar todo o talento. Dá formação e nas redes sociais vai demonstrando o quanto está a gostar daquela cultura.

 

O único sabor a Portugal que tem é mesmo o restaurante onde trabalha: o Algarve, The Mediterranean Secret. “Os diretores falam português. De resto, é sempre em inglês”, disse Andrea Paço.

 

Por cá, a mãe e muitos valencianos aplaudem. Elogiam a coragem, o profissionalismo e a paixão de Tomás Lopes pela cozinha.

 

Do lado de lá, o talentoso jovem agradece. Mostra o céu como limite.

 

 

[Fotografia capa: Tomás Lopes]

Tópicos:

#Cozinha

Últimas