PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Tiago B. Rodrigues: «Saio daqui ampliado por ter vindo a uma escola que amo»

3 Maio, 2017 - 18:30

171

0

Ministro da Educação e Ministro da Defesa estiveram em Paredes de Coura. Visitaram Escola Básica e Secundária da vila.

“Quem é que sabe o que são números racionais?”, perguntou Tiago Brandão Rodrigues à turma do 5º ano que o olhava com atenção. “A professora”, responderam vários em uníssono. A tirada colocou Ministro da Educação, Ministro da Defesa, e toda uma sala de aula repleta de convidados e jornalistas à gargalhada.
Acompanhados pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, os governantes estiveram esta quarta-feira na Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura para presidir à cerimónia de assinatura dos Protocolos-quadro para a promoção da implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz. “Os indicadores internacionais revelam bem que Portugal, apesar das dificuldades e de muito caminho que temos pela frente, é hoje claramente melhor do que era ontem. Também este território [Alto Minho] é claramente melhor do que foi ontem”, disse Tiago Brandão Rodrigues perante o pavilhão polivalente da escola que frequentou completamente cheio. “Sabemos mais hoje do que sabíamos ontem. Somos mais competentes hoje do que éramos ontem. Somos mais qualificados hoje do que já fomos. Mas somos também mais tolerantes, mais abertos ao outro e à humanidade. Somos cada vez mais cidadãos”, recordou o Ministro courense que se congratulou com a assinatura deste protocolo, com os vários municípios do Alto Minho, num palco que lhe é muito especial. “Acreditem que saio hoje daqui muito mais pleno e muito mais ampliado. Pleno por vir a Coura e por algo tão importante ter acontecido aqui e ampliado por ter vindo a uma escola que amo: a minha escola”, concluiu.
Por sua vez, o Ministro da Defesa sublinhou a “péssima mania de dizermos «no meu tempo assim… no meu tempo assado»”. “Hoje em dia é impossível exigir a uma criança ou a um jovem que saiba o que são as Forças Armadas se não houver conteúdos educativos. E aqui o papel fundamental desta associação virtuosa entre a Defesa e a Educação, e muito virados esses conteúdos para esta noção de Cidadania que é das noções mais ricas que podemos aproveitar”, defendeu Azeredo Lopes.

Promover valores na área da Segurança, Defesa e Paz

Com o Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz pretende-se “contribuir para elevar o nível de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades e promover atitudes/valores e comportamentos na área da segurança, defesa e paz das crianças e dos jovens que frequentam a educação pré-escolar, o ensino básico e o ensino secundário”, explica o Ministério da Defesa. “Este Referencial estabelece, assim, o que se considera como essencial para as crianças e jovens se constituírem como cidadãos ativos na sociedade atual, no que diz respeito à segurança, defesa e paz. Este Referencial constituirá também uma importante ferramenta para outras entidades e agentes educativos que tenham interesse em intervir nesta dimensão específica da educação para a cidadania, ao produzirem, por exemplo, recursos e materiais pedagógico-didáticos ou desenvolverem formação de professores, inicial e contínua”.

[Fotografia: Cecília Pereira]

Veja o vídeo da visita dos governantes AQUI [copie o link para a barra de endereços]:
https://www.facebook.com/RadioValedoMinho/videos/1463220730415178/

Últimas