PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

PSP instala perímetro de segurança para evitar contactos entre “anti” e “pro” touradas

18 Agosto, 2012 - 10:28

130

0

A PSP vai instalar um perímetro de segurança em volta dos terrenos que, no domingo, recebem, em Viana do Castelo, a primeira tourada desde 2008 para tentar afastar eventuais manifestantes daquele local.

A PSP vai instalar um perímetro de segurança em volta dos terrenos que, no domingo, recebem, em Viana do Castelo, a primeira tourada desde 2008 para tentar afastar eventuais manifestantes daquele local.

“Há manifestações previstas para domingo e com certeza vão tentar aproximar-se do local. Vamos fazer os possíveis e os impossíveis por não os juntar, com um perímetro de segurança em volta do local”, explicou o comandante distrital da PSP, José Vieira da Cruz.

Para o local, em que já está instalada a arena amovível com capacidade para 3.300 pessoas, acrescentou o comandante, está mobilizada uma equipa de 12 agentes, dois chefes e um oficial.

“É um dispositivo remunerado solicitado pela entidade [que organiza a tourada], que é mais do que o que estava previsto”, explicou o intendente Vieira da Cruz, acrescentando que não será autorizado o acesso ao local através de viaturas automóveis no domingo.

A corrida de touros deverá realizar-se depois de, há uma semana, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga ter autorizado a instalação da arena, em terrenos classificados como de “elevado valor paisagístico” da freguesia de Areosa, nos arredores de Viana do Castelo.

Esta cidade tornou-se, em 2009, a primeira a aprovar a declaração de “antitouradas”, tendo o último espetáculo do género acontecido em agosto de 2008.

Neste caso, a Câmara de Viana do Castelo ainda interpôs um recurso da decisão do tribunal, alegando violação do PDM naquela instalação, mas ainda é desconhecido qualquer efeito.

Para domingo estão já previstas, em Viana do Castelo, pelo menos duas manifestações de defensores dos direitos dos animais.

Nesta altura realiza-se também a romaria d’Agonia, que espera um milhão de pessoas até segunda-feira, pelo que a PSP local conta com um reforço de policiamento por parte dos comandos de Braga e do Porto, além do Corpo de Intervenção daquela força.

“Não houve pedido adicional de policiamento por causa da tourada. Não tenho indícios que levem a preocupações exageradas”, reconheceu ainda Vieira da Cruz.

A corrida de domingo é organizada pela “Prótoiro” com o propósito, segundo a direção desta federação das atividades taurinas, de “acabar com a censura cultural” em Viana do Castelo.

Últimas