PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

PSD acusa Câmara socialista de querer colocar juntas contra Governo

22 Dezembro, 2011 - 13:41

147

0

A concelhia de Viana do Castelo do PSD acusou a Câmara, liderada pelo PS, de pretender colocar os autarcas das freguesias a "falar contra as medidas do governo", no âmbito da reforma das autarquias locais.

A concelhia de Viana do Castelo do PSD acusou a Câmara, liderada pelo PS, de pretender colocar os autarcas das freguesias a "falar contra as medidas do governo", no âmbito da reforma das autarquias locais.

Em nota enviada aos eleitos locais do partido no concelho de Viana do Castelo, aquela estrutura, liderada por Carlos Morais Vieira, afirma ter "conhecimento" de uma "carta enviada pelo presidente de Câmara para aprovação nas assembleias de freguesias contra a reforma administrativa do poder local".

"A nossa interpretação é que a Câmara Municipal não pretende assumir as responsabilidades que o PS tem na discussão deste documento, colocando os presidentes de junta a falar contra as medidas do governo constituído pelo PSD", lê-se na nota enviada pela concelhia do partido, a que a Lusa teve hoje acesso.

Diz a estrutura local que a autarquia, liderada pelo socialista José Maria Costa, ao não discutir o assunto vai depois "vergar e fazer com que a fusão das freguesias seja realizada por Lisboa, colocando assim toda a responsabilidade no Governo".

No concelho de Viana do Castelo o PSD detém a presidência de 14 Juntas de Freguesia, além de 12 eleitos à Assembleia Municipal e três vereadores (oposição) na Câmara.

"Porque os que votaram no PSD nas autárquicas e nas legislativas não vão aceitar que se faça politica do contra para encontrar soluções para Portugal", remata a nota enviada esta semana aos eleitos.

Contactado pela Lusa, o presidente da autarquia, José Maria Costa, explicou que a elaboração deste documento foi decidida após uma reunião entre a Câmara e todos os presidentes de Junta do concelho.

"Tal como é opinião da Câmara, concluiu-se que esta reforma prejudicará gravemente as populações, colocando ao abandono, ou em risco mesmo, os apoios sociais e intervenções de proximidade realizadas pelas Freguesias. Foi uma decisão unânime de todos de se apresentar uma proposta para ser discutida em cada Assembleia de Freguesia", explicou o autarca.

Para José Maria Costa esta tomada de posição do PSD reflete um "distanciamento da realidade".

"Lamento que mais uma vez que o PSD de Viana do Castelo esteja muito distante da realidade concelhia e o que vem demonstrar é o seu afastamento dos problemas reais das pessoas e das freguesias", disse ainda o autarca.

Recorde-se que das 40 freguesias do concelho de Viana do Castelo, pelo menos 32 não cumprem os requisitos estabelecidos pela Reforma da Administração Local, a avaliar documento publicado pelo Governo.

O concelho tem uma população total de 88.767 habitantes, distribuídos por nove freguesias rurais, onze freguesias urbanas, e 20 freguesias mistas.
FONTE: "Lusa"

Últimas