PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Projecto (Re)forma passa a integrar actividades para pessoas com mobilidade reduzida

13 Fevereiro, 2014 - 08:44

134

0

Criado em Março de 2011 através do Gabinete de Saúde de Vila Nova de Cerveira com a designação inicial de ‘Envelhecer em Movimento’, o projeto ‘(Re)Forma’ ganha agora uma nova dinâmica. Mantém-se a essência de dar aulas de educação física aos mais idosos mas, pela primeira vez, alargada a pessoas com mobilidade mais reduzida.

O objetivo continua a ser o de promover a saúde física, mental e social aos utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Vila Nova de Cerveira, estimulando o envelhecimento ativo e a integração do idoso na sociedade. No entanto, as atividades, monitorizadas por um professor de Educação Física contratado pela ULSAM, começaram a ser planeadas para dois grupos distintos: autónomos e mobilidade reduzida.
Com os autónomos, o trabalho realizado é mais ativo envolvendo tarefas com maior força, maior amplitude dos movimentos e mais frequência de movimentos. Já com o grupo de mobilidade reduzida, as sessões envolvem um trabalho ligado a motricidade fina, sendo uma novidade no projeto.
As IPSS’s participantes neste projeto são o Centro Cívico de Lovelhe, a Santa Casa da Misericórdia, o Centro Paroquial de Campos, o Centro Paroquial de Reboreda, a ADSL e o Centro Paroquial de Gondarém e Centro Paroquial de Covas. As sessões são dinamizadas mediante entendimento prévio entre o professor de educação física e o enfermeiro da instituição.
O projeto (Re)Forma está prestes a completar três anos de existência. O nome que inicialmente se propôs foi ‘Envelhecer em Movimento’ que, por sugestão dos estagiários do Curso de Desporto e Lazer do IPVC, passou a ser ‘(Re)Forma’, apelando a um conceito de voltar à forma ativa

Últimas