PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Programa municipal vai financiar empresas e emprego em Caminha

5 Abril, 2013 - 11:43

201

0

A Câmara de Caminha anunciou hoje o lançamento de um programa municipal de apoio à inovação e ao emprego através de incentivos e financiamento às empresas e empreendedores para combater as dificuldades económicas atuais.

A Câmara de Caminha anunciou hoje o lançamento de um programa municipal de apoio à inovação e ao emprego através de incentivos e financiamento às empresas e empreendedores para combater as dificuldades económicas atuais.

O programa “Caminha Empreende”, visa igualmente promover e apoiar o empreendedorismo e a iniciativa local, mas também atrair investimentos e a implementação de novas empresas para o município, explicou à Lusa fonte do executivo autárquico.

Potenciar os recursos endógenos do território e dar apoio às atividades económicas “mais significativas” no concelho, “protegendo” simultaneamente o emprego existente, são outros dos objetivos do novo programa a apresentar publicamente a 09 de abril, precisamente nas instalações de uma empresa do concelho.

Algumas das medidas previstas no programa, explicou a mesma fonte, já estão a ser implementadas, como é o caso do fundo de financiamento “Caminha Finicia” a projetos empresariais locais. Está ainda prevista a criação de outras linhas de crédito e instrumentos financeiros que “permitam o financiamento do tecido empresarial”, como o microcrédito para “setores estratégicos da economia local”.

Entre as prioridades de apoio deste programa contam-se as atividade económicas no setor primário, em especial, com a criação do “cluster da terra”, para potenciar a agricultura, a pecuária e os recursos florestais e do “cluster da água”, dinamizando as atividades económicas realizadas nos rios e no mar, desde a pesca à náutica. Avançará ainda o “cluster da natureza e do património”, para aproveitar os recursos locais em termos turísticos e desportivos.

Trata-se de um programa que, sublinha o vice-presidente da Câmara de Caminha, “nasceu da análise e da auscultação do tecido empresarial do concelho”, face a um cenário económico que “tem originado maiores dificuldades às empresas e aos potenciais empreendedores” destas.

“O município quer reforçar a ideia de que Caminha é uma terra de oportunidades. Para isso temos de potenciar os recursos endógenos e aproveitar o nosso posicionamento geográfico através de atividades económicas como turismo, a pesca, a agricultura, a restauração ou a indústria, entre muitos outros”, disse ainda Flamiano Martins.

O concelho de Caminha conta com pouco mais de 16.600 habitantes e, segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional 1.018 indivíduos estavam inscritos, localmente, em janeiro deste ano, à procura de emprego.

O “Caminha Empreende” prevê medidas ao nível da gestão autárquica, através da “simplificação e agilização administrativa” para “responder mais rapidamente às necessidades dos agentes económicos e dos empreendedores”. Ainda “benefícios e isenções” à atividade económica dos setores “mais significativos do concelho”, como a não aplicação de derrama aos lucros dos empresários locais e a criação de uma tarifa reduzida de água e saneamento para pequenas e médias empresas.

Será criado também o Gabinete de Inserção Profissional, para apoio aos desempregados e divulgação de ofertas de emprego, além do apoio previsto ao ensino profissional e formação profissional.

O “Caminha Empreende” vai ainda instituir o “prémio emprego”, de “incentivo às empresas criadoras de postos de trabalho efetivos” no concelho.

Últimas