PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

POUSADAS: Melgaço estuda alternativa, Viana quer renovar acordo e P.Lima garante funcionamento

3 Dezembro, 2012 - 15:29

152

0

O autarca melgacense opõe-se ao encerramento temporário, dizendo que a época alta “cobre largamente” a época baixa. Diz ainda que o encerramento temporário “prejudica o funcionamento futuro da pousada”, realçou o responsável.

O presidente da Câmara Municipal de Melgaço já demonstrou a sua discordância com o possível encerramento temporário da Pousada da Juventude do concelho, tendo já comunicado à Movijovem, empresa que gere as pousadas nacionais, esta posição.

À Rádio Vale do Minho, Rui Solheiro admite que terão se ser ponderadas alternativas, em conjunto com a autarquia, para evitar o fecho de portas.

O autarca melgacense opõe-se ao encerramento temporário, dizendo que a época alta “cobre largamente” a época baixa. Diz ainda que o encerramento temporário “prejudica o funcionamento futuro da pousada”.

O chefe do executivo melgacense garante, ainda, que serão feitos todos os “possíveis” junto das entidades locais, ligadas à educação e animação turística, no sentido de elaborar e apresentar uma proposta à Movijovem para reverter essa situação.

Além da pousada de Melgaço, a Movijovem pretende encerrar as pousadas de Viana do Castelo e de Ponte de Lima.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo espera renovar e renegociar, no próximo dia 10 de Dezembro, com o Governo, o protocolo de funcionamento da Pousada da Juventude, instalada a bordo do navio Gil Eannes, em Viana do Castelo.

Essa renegociação deverá ser feita com o Secretário de Estado do Desporto, que irá visitar a cidade vianense, no âmbito de um evento desportivo.

Até ao momento, José Maria Costa já reuniu com o vice-presidente da Movijovem, tendo também encetado diligências, junto da Secretaria de Estado, tendo em vista a continuidade do acordo, em 2013.

O autarca vianense sublinha a importância desta pousada da juventude, para o concelho, constituindo uma “peça importante de alojamento” para o público jovem. Refira-se que a estrutura está associada ao projecto da região, ao Centro de Mar de Viana do Castelo.

Para José Maria Costa, o seu encerramento seria uma “perda para a cidade” e um “recuo naquilo que são as políticas de juventude”.

Nesse sentido, garante que, por parte do executivo, será feita “pressão” junto do Governo para evitar o seu encerramento.

Além das referidas pousadas, em Melgaço e Viana do Castelo, a Movijovem pretendia encerrar ainda e provisoriamente a Pousada de Ponte de Lima.

A Rádio Vale do Minho contactou o presidente da câmara municipal, que não quis prestar declarações sobre o assunto. Ainda assim, Vítor Mendes garantiu que já chegou a acordo com a Direcção da Comissão Liquidatária da Movijovem e que o assunto está resolvido.

A empresa que gere as pousadas de juventude, em Portugal, tinha proposto o encerramento daquela estrutura, a partir desta segunda-feira e até 14 de Março, durante a época baixa, mas o executivo liderado pelo autarca do CDS-PP conseguiu demover a empresa e a Pousada de Ponte de Lima vai continuar de portas abertas.

Foto: Portal da Juventude (Oficial)

Últimas