PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Portagens: Vereadores do PS, PSD e CDS-PP unidos na aprovação de voto de protesto

22 Janeiro, 2013 - 08:20

119

0

A Câmara de Viana do Castelo aprovou um voto de protesto à possibilidade de introdução de mais portagens nas autoestradas do distrito, proposta que mereceu também os votos favoráveis dos eleitos do PSD e CDS-PP.

A Câmara de Viana do Castelo aprovou um voto de protesto à possibilidade de introdução de mais portagens nas autoestradas do distrito, proposta que mereceu também os votos favoráveis dos eleitos do PSD e CDS-PP.

O documento, a enviar ao Governo e à Assembleia da República, foi apresentado pela maioria PS mas mereceu também a aprovação da oposição, que se juntou ao “repúdio” à hipótese de instalação de cinco novos pórticos de cobrança de portagens no Alto Minho.

“Isto é demais. Como vamos conseguir atrair mais empresas quando temos os custos a aumentar? Além disso, parece que o Norte é o bombo da festa”, afirmou José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo (PS), ao apresentar esta proposta em reunião do executivo.

No mesmo documento são solicitadas ao Governo medidas de “discriminação positiva”, como incentivos à economia local e às empresas.

“E não medidas contra o emprego e que dificultam o crescimento da economia e das empresas, traduzindo-se num incentivo claro à deslocalização das empresas da região para outros sítios do país”, lê-se ainda.

A isto, o documento reafirma, também, a necessidade de “deslocalização” do pórtico de Neiva da A28, por “afetar a atividade empresarial” da maior zona industrial da região, instalada no concelho.

“Defendo o princípio do utilizador pagador mas neste caso faltam alternativas dignas”, admitiu António Carvalho Martins, vereador do PSD. No mesmo sentido, Ana Palhares, vereadora social-democrata, justificou o voto favorável com o “ostracismo” a que a região será votada com esta medida.

“Estamos a ficar à margem do desenvolvimento. Até nem tenho por hábito ir para a rua, mas se calhar, desta vez, lá terá de ser”, admitiu a vereadora.

Também o eleito do CDS-PP votou favoravelmente este protesto, recordando que a competitividade da região já foi afetada em 2010 com a inclusão de portagens na A28. “A nossa competitividade esvaiu-se. O Governo tem de perceber que também somos país”, afirmou Aristides Sousa.

Recorde-se que dos 15 novos pórticos de cobrança de portagens que estão a ser estudados pelo Governo, cinco ficam no distrito de Viana do Castelo. São os casos da A28, entre Viana e Caminha (com dois pórticos) e da A27, entre Viana e Ponte de Lima (com três pórticos). A isto acrescem mais dois pórticos previstos para a A28 – já portajada desde 2010 -, que liga Viana do Castelo ao Porto, mas fora do distrito.

A medida consta de um documento confidencial do executivo, entregue à ‘troika’ em novembro, durante a sexta avaliação do memorando de entendimento. Contudo, o Ministério da Economia esclareceu que o Governo ainda “não tomou qualquer decisão” sobre a matéria.

Últimas