PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Polis Litoral Norte retoma obras de valorização na costa de Caminha e Viana

20 Fevereiro, 2013 - 14:14

202

0

O Programa Polis Litoral Norte vai investir cerca de 17 milhões de euros na valorização e reabilitação da costa de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, avançou este último município, em comunicado.

O Programa Polis Litoral Norte vai investir cerca de 17 milhões de euros na valorização e reabilitação da costa de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, avançou este último município, em comunicado.

O investimento foi aprovado no âmbito do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), sendo que 11,8 milhões de euros são financiados pela Comunidade Europeia, avança ainda a autarquia assegurando que as intervenções deverão estar concretizadas até final de 2014.

Estas obras eram há muito esperadas pelo presidente da Câmara de Esposende que, em agosto de 2011, chegou a anunciar publicamente que iria abandonar a Sociedade Polis Litoral Norte, alegando “falta de diálogo com o Governo e fraca execução do projeto”.

Além destas críticas, João Cepa denunciou ainda o facto de, após quatro anos do início do programa, a sua taxa de execução estar “apenas nos 15%”.

Em setembro do mesmo ano, recuou na decisão, porque obteve a garantia de que a Sociedade Polis Litoral Norte tinha sido autorizada a apresentar candidaturas ao POVT para obras que visam a preservação dos ecossistemas naturais e a proteção de pessoas e bens.

As obras vão agora começar e, no que diz respeito ao município de Esposende, o investimento é de 7,8 milhões de euros, incluindo várias intervenções como a reestruturação e consolidação dos dois esporões na praia de Ofir, em Fão, e a reabilitação de passadiços pedonais de acesso às praias do concelho, explicou a autarquia.

Estão previstos trabalhos na Foz do Neiva, em Antas, Dunas de Belinho, Cepães e Rio de Moinhos, em Marinhas, que contemplam a recuperação, reforço e fixação dos sistemas dunares, o reperfilamento de praias de godo, a recuperação de estruturas nas frentes de praia, a reabilitação e construção de passadiços, a delimitação de caminhos, a introdução de um canal de ecovia, assim como a limpeza e reflorestação de algumas zonas.

Outra das ações que a autarquia de Esposende salienta deste conjunto de intervenções traduz-se na “recuperação e proteção dos sistemas dunares e a renaturalização de áreas naturais degradadas na restinga de Ofir”.

Inscrita no programa de obras está ainda a requalificação da frente marítima de São Bartolomeu do Mar.

O Polis Litoral Norte começou em 2009 e tem prevista uma área de intervenção de 50 quilómetros de frente costeira, integrando os municípios de Viana do Castelo, Caminha e Esposende.

O investimento total previsto rondava os 90 milhões de euros.

Últimas