PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Minho

PJ em megaoperação no Minho. Suspeitas de viciação de contratos públicos e privados superior a 17 milhões

3 Abril, 2025 - 11:28

7654

0

A Polícia Judiciária (PJ) desencadeou uma operação para dar cumprimento a 75 mandados de busca e apreensão. As diligências decorrem na área da grande Lisboa, Porto e Braga.

Em comunicado, a PJ refere que estão a realizar-se em domicílios, escritórios de contabilidade, sedes de sociedades, Institutos Públicos e outros serviços do Estado.

 

“Estas buscas destinam-se à recolha de informação relacionada com funcionários desses serviços e não visam decisores políticos”, esclarece aquela autoridade.

 

“Estão em causa condutas relacionadas com aquisições de serviços na área da Tecnologia de Informação, por várias entidades públicas e por uma entidade privada, entre os anos de 2017 e 2025. No centro da investigação encontra-se um conjunto de indivíduos que, em conjugação de esforços e de forma premeditada, viciaram dezenas de procedimentos de contratação pública e privada, num valor total global não inferior a 17 000 000,00 € (dezassete milhões de euros)”, lê-se.

 

“Os factos investigados são suscetíveis de, em abstrato, integrar os crimes de participação económica em negócio, acesso ilegítimo com violação de confidencialidade, de abuso de poder, corrupção ativa e passiva, falsificação de documentos, falsidade informática, fraude na obtenção de subsídio, fraude fiscal qualificada, tráfico de influência, associação criminosa e ainda do crime de branqueamento”, refere ainda a PJ.

 

Nas buscas estão presentes dois juízes de instrução, três magistrados do Ministério Público e cerca de 250 inspetores da Polícia Judiciária e 50 especialistas de polícia científica.

 

A investigação prossegue sob direção do DCIAP, com a coadjuvação da Polícia Judiciária, estando o inquérito sujeito a segredo de justiça.

 

 

 

[crédito fotografia: DR]

Últimas