PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Petição online quer ver discutido no Parlamento temática da audiodescrição nas televisões

25 Julho, 2012 - 08:17

133

0

A diretora técnica da instituição, Isabel Barciela, explica que esta petição constitui-se como uma “ferramenta de pressão e de influência”, no sentido de levar os canais de televisão a oferecer “um maior número de programas com audiodescrição”.

A Associação Íris Inclusiva, sedeada em Viana do Castelo, quer colocar em discussão, na Assembleia da República, a colocação de audiodescrição no maior número de programas televisivos, para facilitar e permitir que pessoas cegas ou de baixa visão possam ter acesso à informação.

Para tal, a associação acaba de lançar uma petição online. No mínimo, são necessárias quatro mil assinaturas para que o tema seja debatido no Parlamento.

A diretora técnica da instituição, Isabel Barciela, explica que esta petição constitui-se como uma “ferramenta de pressão e de influência”, no sentido de levar os canais de televisão a oferecer “um maior número de programas com audiodescrição” e dessa oferta ser “extensível a outros canais”. Atualmente, o serviço é, sobretudo, utilizado, segundo a responsável, na RTP.

A associação quer ainda que este serviço chegue “em melhores condições” à casa das pessoas, situação que, com a generalização da TDT (Televisão Digital Terrestre), será “muito mais fácil”.

Isabel Barciela realça que existe “um grande desconhecimento” por parte da população sobre a existência deste instrumento, a audiodescrição. Sublinha, por isso, que é necessário que as pessoas tenham mais informação sobre a importância deste serviço.

Até ao momento esta petição, lançada na internet na quinta-feira, tem já 160 assinaturas. Além dos canais de televisão, esta petição quer ainda chegar à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e ao Provedor do Telespectador.

Refira-se que a Associação Íris Inclusiva – Associação de Cegos e Amblíopes – é uma instituição particular de solidariedade social que nasceu em 2009.

Localizada em Viana do Castelo, tem como missão “a promoção da qualidade de vida dos cidadãos com deficiência visual e das suas famílias, através da dinamização de ações/iniciativas nas áreas da habilitação/reabilitação, da formação e emprego e da cultura/lazer, tendentes à sua plena integração escolar, profissional, social e comunitária”.

Foto: Google

Últimas