PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura volta a conquistar ‘medalha de ouro’ nos pagadores minhotos

20 Março, 2016 - 09:39

162

0

Município está também entre os melhores a nível nacional. Não só paga a três dias como está cotado como a autarquia melhor pagadora entre todos os municípios do Minho e Douro Litoral.

Paredes de Coura paga a três dias e está entre os municípios melhor pagadores a nível nacional. Os dados são da tabela do Portal de Transparência Municipal referente ao 3º trimestre de 2015.Ainda de acordo com a lista do Prazo Médio de Pagamentos, o município de Paredes de Coura não só paga a três dias como está cotado como a autarquia melhor pagadora entre todos os municípios do Minho e Douro Litoral.
Em nota de imprensa, a autarquia considera que estes indicadores confirmam as boas práticas nas contas municipais de Paredes de Coura. “Não estamos a fazer um concurso para baixar o prazo de pagamento, nem a medi-lo de forma preocupada. Temos vindo a trabalhar com empenho na gestão da Câmara, com objetivo de darmos bem-estar e desenvolvimento aos courenses”, sublinha o presidente da Câmara, Vitor Paulo Pereira. O autarca acrescenta que “o prazo de pagamento estar numa média de três dias é, apenas, uma consequência natural desse trabalho e, também, do respeito que temos por quem trabalha”.
Os dados do Portal de Transparência Municipal demonstram que Paredes de Coura está acima da média de todos os municípios do Alto Minho e restantes autarquias portuguesas em matéria de boas contas. “É óbvio que, entre o limite legal mínimo – que é zero – e o limite legal máximo – que é de 90 dias – existe um limiar razoável de demora em pagar as responsabilidades e nós estamos já muito abaixo desse limiar. Por isso, achamos que no futuro será muito natural, até muito provável, que o prazo de pagamento possa subir. No entanto, o nosso esforço, empenho e trabalho será sempre o máximo – e isso é que é importante dizer aos courenses”, reforçou Vitor Paulo Pereira, orgulhoso pelos resultados obtidos e sublinhados também pela execução orçamental superior a 90 por cento no ano de 2015.
Resultados que, para a edilidade, traduzem “o enorme esforço e rigor com que a autarquia desenvolve a sua atividade, tendo como principais linhas de força a captação de investimento e criação de emprego, sem nunca descurar a educação e a cultura, sempre com vista à melhoria das condições de vida e o bem-estar dos courenses”.
Recorde-se que o ano anterior foi caracterizado pela execução de obras em equipamentos municipais bem como na rede viária das freguesias. Além de uma parte significativa da rede viária, em 2015 foram requalificados o Museu Municipal, bem como as Piscinas, o Pavilhão Municipal e a Escola Secundária. No último ano, também houve obras de regeneração e requalificação urbana do espaço central da vila, para além de terem sido concluídos equipamentos como a Loja do Turismo Interativa, Caixa de Brinquedos e a Caixa de Música.
O Município conseguiu ainda reduzir 2,4 milhões de euros à divida. “Reduzimos à divida sem perder a capacidade de investimento”, concluiu o autarca, para quem todos estes resultados só se conseguem com gestão rigorosa, o melhor aproveitamento de fundos comunitários, bem como o reforço da criatividade e inovação.

Últimas