PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

Paredes de Coura vai celebrar o Dia Mundial da Rádio esta sexta e sábado

8 Fevereiro, 2018 - 03:27

766

0

O Município de Paredes de Coura, com o apoio da Rádio Vale do Minho e do Crédito Agrícola – Caixa do Noroeste, vai celebrar o Dia Mundial da Rádio. Esta […]

O Município de Paredes de Coura, com o apoio da Rádio Vale do Minho e do Crédito Agrícola – Caixa do Noroeste, vai celebrar o Dia Mundial da Rádio. Esta sexta-feira e sábado, o centro da vila será palco de diversas iniciativas alusivas “à maior força do mundo”, considera o presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira. “Para mim a rádio será sempre eterna. Inventem o que quiserem, fogo de artifício, efeitos especiais, projeções tecnológicas ou até mágicas, mas a rádio será sempre imaginação”, considera o autarca courense.  “A rádio é a imagem sonhada, a imagem pensada e sentida. Não há maior e mais bela imagem do que essa, porque essa não vem dos olhos, vem do coração. A rádio vem do coração”.

Durante os dois dias, diversos espaços do concelho vão ser palco de várias emissões em direto de rádios locais e nacionais. No sábado, a partir das 10h00, a Biblioteca Aquilino Ribeiro recebe uma tertúlia intitulada A Paixão da Rádio, o amor ao jornalismo e à arte de contar. Conta com presenças de vários nomes ligados às várias emissoras participantes nesta iniciativa.

 

Vítor Paulo Pereira: “A rádio é a imagem sonhada, a imagem pensada e sentida. Não há maior e mais bela imagem do que essa, porque essa não vem dos olhos, vem do coração. A rádio vem do coração.”

 

A acompanhar este leque de painéis, o edifício da Caixa de Crédito Agrícola vai ser palco da exposição Radiofonia – A Paixão da Rádio. Trata-se de uma mostra que reúne várias dezenas de aparelhos de rádio antigos, colecionados pelo valenciano Sansão Vaz.

O visitante terá a oportunidade de mergulhar no imaginário da rádio antiga, das válvulas, dos botões cromados, do som da radiofonia, de design´s retro, das velhas grafonolas. Um convite irresistível para os nostálgicos da rádio descobrirem aparelhos tipo cofre, capela e portáteis, das décadas de 20 a 60, do século passado.
Da Holanda à Alemanha, do Canadá aos Estados Unidos da América, do Japão ao Brasil e tantos outros, será possível encontrar aparelhos que colocaram o mundo a comunicar em tantas línguas e lugares.
Uma exposição evocativa de uma das maiores coleções nacionais, hoje, pertença dos descendentes do valenciano Sansão Vaz que, no seu conjunto, reúne mais 500 aparelhos entre telefonias, recetores / emissores de guerra e aparelhos de gravação.
A coleção de Sansão Vaz tem aparelhos que vão de 1928 até à década de 60, com marcas como a Phillips, RCA, His Master’s Voice, Marconi, Telefunken, Siemens, Roberts Radio, Ultra, Viking, entre outras.
Pela curiosidade, até não faltam três exemplares alemães, do tempo do nazismo, chamados rádios Mordaça por só emitirem em áreas restritas deste país.
Sansão Vaz foi uma figura valenciana emblemática que todos associavam ao mundo da rádio e das antigas cabines de som das festas e romarias. Do passatempo nasceu uma paixão, de alguns chegou a mais de 500 aparelhos. Até aos últimos dias de vida Sansão Vaz zelava por estas preciosidades com toda a paixão, fazendo questão de os manter todos a funcionar.

Recorde-se que o Dia Mundial da Rádio assinala-se na próxima terça-feira, dia 13 de fevereiro. Foi neste dia que, em 1946, a United Nations Radio emitiu pela primeira vez um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A data foi declarada em 2011 pela UNESCO. O primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012. A rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências.

 

Confira aqui o programa:

Últimas