PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Pagamento de portagens aos turistas na Páscoa garantiu 80 quartos – Câmara

3 Abril, 2013 - 07:43

122

0

A Câmara de Viana do Castelo anunciou, esta terça-feira, que a campanha de pagamento de portagens na A28 aos turistas que pernoitaram no concelho na Páscoa permitiu garantir mais de 80 quartos naquele período.

A Câmara de Viana do Castelo anunciou, esta terça-feira, que a campanha de pagamento de portagens na A28 aos turistas que pernoitaram no concelho na Páscoa permitiu garantir mais de 80 quartos naquele período.

“Foram turistas que vieram a Viana do Castelo, que ficaram hospedados e que fizeram compras cá. Valeu a pena e por isso vamos repetir a iniciativa no 25 de Abril”, afirmou o autarca José Maria Costa.

A Câmara de Viana do Castelo anunciou em março que assumiria os custos com as portagens da antiga Scut (via Sem Custos para o Utilizador) A28 aos turistas que ficassem hospedados no concelho durante o período da Páscoa, tentando assim dinamizar a atividade económica local.

A medida previa um custo médio por família de oito euros, a descontar, mediante comprovativo, nas estadas em unidades hoteleiras do concelho entre 26 de março e 01 de abril.

Num primeiro balanço da campanha, a autarquia assume uma despesa total de 650 euros com esta campanha, o que equivale a pelo menos 80 quartos, tendo em conta que, por viatura, poderiam ter sido garantidos mais do que um quarto.

“Estávamos com taxas de ocupação nos nossos hotéis entre 20 a 30% e depois de anunciarmos esta campanha conseguimos um salto para 80 a 90%. Por isso, o resultado foi positivo, aliás, deveria ser seguido em termos nacionais mas isentando esses pagamentos nestes períodos do ano”, disse ainda José Maria Costa.

Segundo o autarca socialista, neste período da Páscoa estiveram também alojados nos diversos empreendimentos turísticos de Viana do Castelo “centenas de galegos”, o que poderá ter representado “cerca de 50% do total”.

Em todo o concelho de Viana do Castelo, entre hotéis de duas a quatro estrelas e alojamentos de outras tipologias, existem 900 camas e mais de 450 quartos.

O pagamento de portagens neste período foi uma medida justificada pela câmara para “contrariar a crise e as dificuldades, através de um sinal positivo, de esperança e para que as pessoas tenham vontade de vir a Viana do Castelo”.

A medida será agora alargada à ponte do feriado do 25 de Abril, em que a autarquia voltará a assumir os custos com as portagens aos turistas que ficarem hospedados no concelho naquele período.

Desde a introdução de portagens na A28 – que liga Viana do Castelo ao Porto -, em outubro de 2010, os empresários da restauração do concelho estimam quebras no negócio superiores a 40%.

Últimas