PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

P. Coura: Paisagem Protegida do Corno de Bico em destaque na National Geographic

27 Março, 2021 - 20:02

768

0

PUB A Paisagem Protegida do Corno de Bico é um dos “paraísos” em destaque na Edição Especial de março da revista National Geographic Portugal. Uma edição unicamente dedicada a viagens, […]

PUB

A Paisagem Protegida do Corno de Bico é um dos “paraísos” em destaque na Edição Especial de março da revista National Geographic Portugal. Uma edição unicamente dedicada a viagens, onde a prestigiada publicação “celebra o património natural português de norte a sul e nas ilhas atlânticas”.

“Não é um roteiro exaustivo, mas sim uma celebração de dezenas de lugares especiais do nosso território. Celebramos as florestas como espaço natural por excelência e as montanhas como destino que nos aproxima das nuvens. Mergulhamos nos rios bravios e na fauna que eles acolhem”, refere a National Geographic Portugal no facebook da publicação, a acompanhar a imagem da capa da revista, que já está nas bancas.

“Exploramos lagos e lagoas, investigando as suas origens. Embrenhamo-nos em zonas húmidas onde a natureza dita a lei e percorremos a pé cabos e baías, onde o mundo termina e o oceano começa. Celebramos ainda a pujança das cascatas, o mistério das grutas e lapas e o fascínio dos ilhéus que resistem, cercados pelo mar, à erosão. Nesta revista, encontrará ainda trilhos e fósseis, numa alusão às antigas formas de vida que ocuparam este território efémero que damos como nosso”, acrescenta.

 

Paisagem Protegida do Corno de Bico, em Paredes de Coura, na National Geographic

[Fotografia: Cecília Pereira]

 

 

Ora, entre estes paraísos está a Paisagem Protegida do Corno de Bico, em Paredes de Coura. A revista diz mesmo que é uma “Floresta Mágica”.

Foi a 20 de setembro de 1999 que o Decreto Regulamentar nº21/99 trouxe enorme alegria aos courenses e a todo o Alto Minho. O concelho de Paredes de Coura passava a contar agora com um santuário natural reconhecido como Paisagem Protegida do Corno do Bico.

A gestão foi confiada ao Município de Paredes de Coura, abrangendo cinco freguesias, nomeadamente Bico, Castanheira, Cristelo, Parada e Vascões.

região é essencialmente montanhosa, com contornos arredondados, sendo Corno de Bico, com 883 m de altura, a elevação de maior altitude da região setentrional. No topo destas encostas, é possível ver ”caos de blocos”, que são aglomerados de blocos de granito, a rocha dominante da região, conferindo um aspeto caótico à paisagem. Nesta região estão incluídas as cabeceiras de três dos principais cursos de água minhotos, i.e. Coura, Labruja e Vez. O Coura tem origem em dois cursos de água distintos, nomeadamente o ribeiro dos Cavaleiros e a ribeira de Reiriz.

O clima é temperado, marcadamente atlântico, com elevada precipitação nos meses de inverno e temperaturas amenas nos meses mais quentes de verão, sendo raros os períodos de neve.

Os povoados fortificados, os monumentos fúnebres do Neolítico e os marcos miliários resistem no Corno de Bico, como testemunhos de outros tempos. Nas encostas verdejantes é possível ver, retalhando a paisagem, os muretes, as sebes e os socalcos – testemunhos da influência humana na paisagem. Juntamente com os espigueiros e os moinhos, que completam a harmonia paisagística, estes testemunhos da presença humana traduzem a ainda vigente ruralidade e o esforço do povo que tem vindo a ocupar esta região.

Relativamente à vegetação local, o carvalhal é a formação dominante, constituindo cerca de 25% da paisagem. Esta importante mancha de carvalhos é relativamente jovem, foi plantada no decorrer dos anos 40 do séc. XX, e mantém-se muito bem conservada. O carvalhal é um bosque misto, dominado por espécies caducifólias, de entre as quais se destacam o carvalho-alvarinho Quercus robur e o azevinho Ilex aquifolium.

A fauna da região é igualmente rica em variedade de espécies. Foram registadas na área 188 espécies de vertebrados. A diversidade de habitats, a interação entre eles e as condições climáticas da região, permitem que esta zona forneça excelentes recursos de alimentação, reprodução e abrigo a vários animais.

Dada a elevada importância para a conservação de uma variedade de habitats e espécies ameaçados a nível europeu, Corno do Bico é Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.

 

[Fotografia capa: Cecília Pereira com National Geographic Portugal]

 

PUB

Últimas