PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

P. Coura: Menina de 13 anos subiu à passerelle e deslumbrou no Portugal Fashion (foi há 10 anos!)

8 Novembro, 2024 - 01:55

5020

0

Com apenas 13 anos, Sandra Fernandes subiu pela primeira vez a uma passerelle. Hoje é uma das modelos nacionais mais solicitadas.

“A Sandrinha? Conheço pois… é filha da Dona Helena e do Engenheiro Paulo… Muito boa menina. Linda!

 

Na vila pacata de Paredes de Coura não há quem não conheça Sandra Fernandes. Uma jovem sorridente que um dia quis ser modelo.

 

Um sonho normal para crianças com seis ou sete anos de idade. Na grande maioria, isso passa com a idade.

 

Só que com a Sandra não passou.

 

Os pais da criança, Helena Ramos e Paulo Fernandes, começaram a aperceber-se desta fixação. De um talento que poderia estar ali prestes a desabrochar.

 

Optaram [felizmente] por não travar, nem asfixiar os sonhos da filha. Investiram neles.

 

Sandra e a mãe rumaram a Lisboa. A jovem tinha 13 anos de idade. Bateram à porta da Face Models, conhecida agência da estilista Fátima Lopes.

 

A gigante da moda não terá precisado de muito tempo para aperceber-se do talento da menina de Paredes de Coura. Tinha de ser dela.

 

Foi agênciada, para grande alegria dos pais. Da família… e dos amigos.

 

 

 

De Paredes de Coura para Lisboa

[crédito fotografia: DR]

 

 

Uma menina extraordinária que partiu tudo no Portugal Fashion

Corria o mês de outubro de 2014. Estava próximo um dos maiores eventos de moda do país: o Portugal Fashion.

 

A edição desse ano iria ter lugar em Lisboa e no Porto.

 

Mas aquilo parecia ser coisa para os mais crescidos e não para a Sandrinha que só queria era aprender. Mais nada.

 

Só que o telefone tocou e a bomba rebentou em Paredes de Coura: Fátima Lopes queria a Sandra a desfilar no Portugal Fashion. Sim. Naquele ano.

 

“No meu primeiro desfile, recordo-me de sentir arrepios no coração, aqueles apertos de realização e de ansiedade à mistura. Lembro-me de tremer e temer por não correr bem. Da minha timidez, natural pela minha tenra idade, e de ficar no meu cantinho”, diz-nos Sandra Fernandes com o seu sorriso aberto e sempre cativante.

 

“Lembro-me da minha mãe levar-me e dizer «se precisares de alguma coisa, liga», mesmo sabendo que nunca o iria fazer disse o meu sim tremido e lá fui eu. Recordo-me da felicidade com que entrei no carro, no final, e de me sentir realizada e com vontade de mais”, prosseguiu.

 

 

Sandra Fernandes, no seu primeiro desfile profissional em 2014

[crédito fotografia: Portugal Fashion]

 

 

O feito da menina modelo teve um impacto evidente na imprensa local.

 

A equipa do Portugal Fashion começou a disponibilizar as primeiras imagens do evento nos primeiros dias de novembro.

 

A Rádio Vale do Minho foi o primeiro orgão de comunicação social a avançar a história. Faz hoje precisamente 10 anos.

 

Aos nossos microfones, Sandra Fernandes contou toda a aventura que viveu. Ficou para sempre a expressão com que se saiu perante a hipótese de tropeçar ou escorregar na passerelle.

 

“Se escorregar, escorreguei”, respondeu em tom desinibido. “Levanto-me e continuo”.

 

Volvida uma década, Sandra Fernandes sorriu confrontada com esta memória.

 

“Claro que continuo a acreditar no «se escorregar, escorreguei» só que agora o escorregar não é mais um tormento. Isto porque já escorreguei, já perdi um sapato, já pisei o vestido, já quase caí inúmeras vezes e nenhuma delas me fez ser menos profissional ou menos capaz. Pelo contrário, fizeram-me acreditar ainda mais em mim e na naturalidade com que lido com estes lapsos”.

 

 

 

Sandra Fernandes, no seu primeiro desfile profissional em 2014

[crédito fotografia: Portugal Fashion]

 

 

 

 

Fátima Lopes: “A Sandra tem tudo. É linda… é muito doce”

No ano seguinte, em 2015, Sandra Fernandes volta ao Portugal Fashion e torna a encantar.

 

“A Sandra tem tudo. É linda… é muito doce. Costumo dizer que é a minha ‘bébé‘”, confessou na altura Fátima Lopes à Rádio Vale do Minho.

 

“Apesar de ter apenas 13 anos, ela desfilou por mérito próprio. Tem uma capacidade e uma maturidade que justifica a aposta nela. Acredito que a Sandra vai, em pouco tempo, tornar-se numa das nossas melhores manequins”, profetizou a estilista.

 

Passados 10 anos, Sandra Fernandes olha para trás e nem pestaneja na resposta.

 

“Gosto muito da designer Fátima Lopes, mas gosto ainda mais da emblemática mulher Fátima Lopes. Tudo o que ela me transmitiu e transmite, desde que comecei nesta área, foram ensinamentos e impulsionadores da pessoa que sou hoje”, afirma de forma categórica.

 

Mas estamos a falar de uma década. Já há mais nomes envolvidos nesta história de êxito.

 

“Para além da Fátima, não posso deixar passar todos os que fazem parte da minha agência, desde o Pedro Alves diretor da agência, a Teresa antiga booker e ao atual booker José Martins serem como uma família e um porto de abrigo para mim. Mais do que projetos gosto de pessoas e se não fossem estes seres humanos incríveis não sei se estaria onde estou hoje. Adoro-os e, como tal, agradeço à minha mãe por ter entregue a minha carreira à Face Models. Neles encontro um ambiente confortável para a minha evolução e, para além disso, encontrei amigos”.

 

 

 

Sandra Fernandes, com Fátima Lopes, em 2015

[crédito fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Nem a faculdade destruiu os sonhos

Em setembro de 2019, já com 18 anos de idade, Sandra Fernandes alcançou mais uma vitória: ingressou no Ensino Superior.

 

Em três anos, concluiu a licenciatura em Ciências da Comunicação no centenário e reputado Insitituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa.

 

Muitos manuais e sebentas para estudar. Aulas e exames. Mesmo assim, a jovem courense seguiu sempre de mãos dadas com a moda. Foi fácil? Não.

 

“Fácil? Qual seria a graça se fosse fácil? Não foi impossível, porque consegui, mas a conciliação exigiu algum esforço e disciplina. O melhor do mundo é aquilo que fazemos com e por amor, e como diria nosso Marco Paulo, eu tenho dois amores, mas ao contrário dele, eu sei de qual gosto mais”, disse com mais uma gargalhada.

 

 

 

Sandra Fernandes, na bênção de finalistas do ISCSP, em 2022

[crédito fotografia: Sandra Fernandes]

 

 

 

Só que Sandra Fernandes já não era propriamente uma criança. Tornou-se uma jovem adulta elogiada pela beleza física e interior em todos os locais onde marcava presença.

 

Diz-se que a moda é um mundo competitivo. Sandra Fernandes não desmente, mas vê por outro prisma.

 

“Não é mito que existe competição na moda, mas a competição faz parte do dia-a-dia de todos nós. O que não significa que seja má para nos, tudo depende da perspetiva como a vemos”, refere.

 

“Se respondermos sempre com bondade acredito que podemos mudar mentalidades e mostrar que competição abusiva não vale de nada e que não leva ninguém a lado nenhum. Focar-nos no nosso percurso e celebrar as conquistas dos outros será sempre a melhor opção. A competição saudável existe e é aquela que nos motiva a melhorar sem prejudicar ninguém”, defende.

 

 

 

“Focar-nos no nosso percurso e celebrar as conquistas dos outros será sempre a melhor opção”

[crédito fotografia: Luís Valadares]

 

 

 

Cuidados com a alimentação? Claro que sim

É por esta altura que Sandra Fernandes começa a ser cada vez mais solicitada por fotógrafos de renome, e de toda a Europa, para sessões fotográficas.

 

As redes sociais da menina bonita de Paredes de Coura começam a disparar. Uma nova sessão fotográfica e mais uma avalanche de gostos.

 

A jovem universitária mostrava um corpo cada vez mais perfeito. Uma geometria irrepreensível que parecia desenhada a régua e esquadro.

 

“Os sacrifícios fazem parte de qualquer profissão e sonho, não são necessariamente dolorosos. É inegável que custa um pouco ter rotinas alimentares estritas, mas ver os resultados é tão gratificante que acabo por me autoregrar com mais facilidade”, confessa.

 

“Com isto não quero dizer que cometo loucuras, mas ter uma vida dita saudável tem as suas adversidades. Não me privo de comer aquilo que gosto, só estou mais consciencializada de que quando o faço terei que o corrigir nos dias seguintes, e seguir a máxima de que uma vez não são vezes”, acrescenta.

 

Nos entretantos, a jovem universitária orgulhava-se de ter conseguido conciliar estes dois mundos [moda e universidade] sempre com o apoio da família e dos amigos. Mas a mãe esteve – e continua a estar – na linha da frente.

 

“Se eu consegui alcançar o que eu tenho hoje, devo-o inteiramente à minha mãe e à minha família. A minha mãe é o meu porto seguro e tem estado presente em cada passo da minha carreira. Desde o primeiro dia, ela não apenas me apoia, mas também me orienta e ajuda-me a lidar com os desafios, seja com um conselho, um abraço ou palavras de encorajamento”.

 

“O seu papel tem sido essencial, quase como uma segunda gestora de carreira, sempre com um olhar atento e cuidado. Um olhar de mãe! E claro, a minha família também é um pilar fundamental. Em cada momento, bom ou menos bom, sinto o orgulho e o apoio deles. É a união e o amor da minha família que me permitem continuar a sonhar e a conquistar. No final, tudo o que faço tem um pouco de cada um deles”, diz-nos a profissional em tom de gratidão.

 

 

Sandra Fernandes com a mãe, Helena Ramos, após mais um desfile

[crédito fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Hotéis, grandes clubes de futebol, marcas de roupa… todos querem a Sandra

De 2020 em diante, a carreira de Sandra Fernandes ganha ainda mais vigor. Nem a pandemia derruba a jovem.

 

Surge de cabelo encaracolado e derrete os fãs.

 

 

Em janeiro de 2023, Sandra Fernandes surpreende com novo look

[crédito fotografias: Fátima Lopes]

 

 

Um hotel de cinco estrelas, conhecidas marcas de roupa e os rivais da segunda circular colocam os olhos na modelo de Coura.

 

Para o Sporting CP, Sandra Fernandes posou com a coleção de Verão do merchandising do clube. No Benfica, a modelo courense foi assistente de palco na gala dos 120 anos do clube.

 

“Foi claramente um momento memorável poder estar perto de grandes figuras do clube da Luz e poder fazer parte de um momento importante da história do Benfica”, disse a jovem que, embora não seja muito de bola, é uma benfiquista confessa.

 

 

Sandra Fernandes, assistente de palco na gala dos 120 anos do SL Benfica

[crédito fotografia: SL Benfica]

 

 

 

Sandra Fernandes, a dar rosto ao Sofitel, Hotel cinco estrelas, em Lisboa

[Fotografias capa: Screen Sofitel Lisbon Liberdade]

 

 

 

Pelo meio, Sandra Fernandes deslumbrava noutros grandes eventos de moda. Ora em Portugal, ora em Espanha e até em França.

 

Recentemente, recorde-se, desfilou num dos maiores eventos de moda do mundo – a Mercedes Fashion Week. Questionada sobre qual foi o mais marcante, a modelo voltou a enaltecer a mestre.

 

“Sempre que faço parte de um evento, seja ele uma semana da moda ou um desfile de lojas de rua, agarro cada oportunidade com gratidão. Se tiver que realçar algum, será, sem dúvida, desfilar para a Fátima Lopes, desfilar em “casa” é de longe um dos meus momentos favoritos. Não há uma peça que desfile pela Fátima que não goste de me ver, e como tal, sinto-me sempre empoderada quando as visto”, afirma.

 

 

Sandra Fernandes, em setembro de 2024, na Mercedes Fashion Week, em Madrid

[crédito fotografia: Face Models]

 

 

 

“Miss Queen? Não me revejo nesse concurso”

Sandra Fernandes passou, naturalmente, a ser uma referência entre as jovens alto-minhotas que também alimentam o sonho de ser modelo.

 

Nos últimos anos, são várias as que têm tentado a sorte através dos concursos Miss Queen e Miss Teen Portugal, organizados pelo Concurso Nacional de Beleza.

 

“Nunca participei nesse tipo de concursos, apesar de ter sido aliciada e de os considerar válidos. Mas não me revejo nesse formato”, diz-nos a modelo em tom pragmático.

 

E deixa conselhos às mais jovens.

 

“Um conselho que eu posso dar, não só a quem pretende entrar no mundo da moda mas sobretudo a todos aqueles que correm atrás da realização de um sonho, é um que eu própria já ouvi de alguém: «o Não, é sempre garantido, o importante é batalhar e trabalhar para o Sim, seja esse qual for!»”.

 

“A ambição é boa, mas deve ser ajustável. Nunca o mal ou insucesso dos outros será bom para nós. São estas as ideias pelas quais me guio e que eu deixo aqui em modo de conselho”.

 

 

 

“Não me revejo no concurso Miss e Miss Teen Portugal”, diz Sandra Fernandes

[crédito fotografia: Miss Queen Portugal]

 

 

 

Paixão infinita pela terra

Para onde quer que vá, Sandra Fernandes leva sempre o Alto Minho com ela.

 

Embora quase sempre associada a Paredes de Coura, a modelo tem também família em Ponte de Lima.

 

“Ambas têm um lugar especial no meu coração. Crescer nestas duas vilas fez-me a pessoa que sou hoje. Guardo momentos bons e enriquecedores em ambas. Para além disso, o meu coração divide-se pelas duas, tanto Paredes de Coura como Ponte de Lima fazem parte da minha genética e da minha essência”, diz-nos.

 

 

 

Para além de Paredes de Coura, Sandra Fernandes tem também família em Ponte de Lima

[crédito fotografia: DR]

 

 

Em setembro do ano passado, recorde-se, a modelo encantou na festa dos 25 anos da Face Models, em Lisboa. Surgiu com um xaile decorado com motivos alto-minhotos.

 

“Sinto que as pessoas da capital adoram o facto de ser do Alto Minho. Partilhar certos costumes que curiosamente não são praticados na capital suscita-lhes bastante curiosidade e cada vez mais vontade de nos visitar e poderem viver essas experiências”, considera.

 

 

 

Sandra Fernandes, em setembro de 2023, na festa dos 25 anos da Face Models

[crédito fotos: Sandra Fernandes]

 

Chegados a este ponto da história de vida incrível desta jovem, poderia perguntar-se o que mais poderia faltar.

 

Eis que surge o dia em que Sandra Fernandes aparece na maior e mais conceituada revista de moda do mundo: a VOGUE.

 

Em 10 anos, a menina tímida que um dia apareceu no Portugal Fashion, ascendeu incrivelmente à elite nacional da moda e começa a intrometer-se na nata planetária deste mundo… onde só há lugar para os melhores.

 

Nunca nenhuma alto-minhota ou alto-minhoto conseguiu alcançar tamanho patamar nesta área.

 

 

 

Sandra Fernandes, em outubro de 2024, na revista VOGUE

[crédito fotografias: Instagram Sandra Fernandes / à esquerda: reprodução Cathleen Aundorf]

 

 

E o futuro?

“O futuro é uma incógnita, sobretudo quando corremos por entre nuvens atrás de um sonho. Mas claro que tenho alguns projetos e gostaria de continuar na moda até onde me for possível, e sentir-me confortável com isso”, revela a jovem.

 

“A moda tem mudado e hoje em dia é mais inclusiva que nunca, por isso a ideia de ter 50 anos e sentir que não nos enquadramos, deixou de ser uma questão relevante. Não precisa de ser o meu único percurso profissional, mas acredito que como gosto tanto do que faço, a idade não será, de todo, um entrave para mim. Digamos que vou até onde der para ir e desejo continuar feliz mesmo quando já não for possível fazer parte desse mundo”.

 

 

 

“Resumindo, daqui a 10, 20, 30 e mais anos desejo sentir-me realizada e feliz”

[crédito fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

“Resumindo, daqui a 10, 20, 30 e mais anos desejo sentir-me realizada e feliz. Vejo-me orgulhosa e grata por tudo o que consegui alcançar, pelas pessoas que fui conhecendo e por todas a histórias que vivi”, conclui.

 

 

 

 

[crédito fotografia capa: Portugal Fashion]

Últimas