PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

P. Coura: Cláudia Pires de Lima apresenta novo livro esta quinta-feira

31 Março, 2021 - 18:47

527

0

PUB Cláudia Pires de Lima apresenta esta quinta-feira o seu novo livro intitulado Disseram-me que a avó… Uma obra que é não só para os mais novos mas também para […]

PUB

Cláudia Pires de Lima apresenta esta quinta-feira o seu novo livro intitulado Disseram-me que a avó… Uma obra que é não só para os mais novos mas também para os mais crescidos, sobretudo pais e encarregados de educação.

“Faço-o enquanto Psicóloga Clínica e de Emergência e Terapeuta Familiar mas também como alguém que teve a
felicidade de crescer e sorrir 22 anos na presença dos quatros avós e uma bisavó. Contudo, o livro não é meramente sobre avós”, referiu a autora à Rádio Vale do Minho.

A Benedita, personagem principal, é uma menina feliz que, numa dada altura, vive uma perda significativa. Os seus pais e familiares tiveram todos os cuidados para lhe comunicar a má notícia e souberam compreender e normalizar as suas reações.

“É esta a missão do livro, embora apresentado como conto terapêutico infantil, tenho a noção que esta que se aproxima de ser uma coleção, se está a destinar, na prática, aos adultos. Aos adultos que cuidam crianças e que sentem necessidades de estratégias, de ferramentas, para lidar com questões específicas e que exigem uma enorme regulação emocional”, explica a autora reforçando que “os adultos têm de ter a oportunidade de se sentirem mais seguros no difícil momento de notificar uma má notícia”.

Este livro conta com preâmbulo do psicólogo Rui Pedro Ângelo, Diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cascais e Fundador e Ex- Coordenador Nacional das Equipas de Apoio Psicossocial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

“Existe um conjunto de mitos e de estratégias popularmente utilizadas, que apesar de serem bem-intencionadas, podem ter um impacto extremamente prejudicial no desenvolvimento da criança e na sua compreensão do conceito de perda permanente e de estabelecimento de um luto saudável”, considera Rui Pedro Ângelo.

O livro, explicou ainda Cláudia Pires de Lima, tem um anexo no qual os adultos se podem basear para compreender como a criança perceciona a perda numa certa idade e quais as reações esperadas. “Esta parte do livro contou com a colaboração das minhas colegas Ana Sofia Salgueiro e Soraia Gonçalves”, apontou.

A apresentação da obra, devido ao atual contexto pandémico, vai decorrer online. Está marcada para as 21h30. De realçar que esta quinta-feira, assinala-se o Dia Internacional do Livro Infantil, arrancando também o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

 

[Fotografias: DR]

 

PUB

Últimas