Menu

+

1

0

Monção

Oficial: Monção vai ser cúpula da Europa jovem do futebol em junho

27 Fevereiro, 2023 - 12:36

3986

1

Benfica, Gil Vicente, Rio Ave e Marselha já estão confirmados.

É oficial. A próxima edição do Portugal Undercup em futebol vai jogar-se em Monção nos próximos dias 23, 24 e 25 de junho.

 

O anúncio foi feito esta segunda-feira pela organização e pelo Município local no Museu do Alvarinho, naquele concelho.

 

São esperados 1.600 jovens atletas vindos de todo o País e de vários países europeus para disputar o mais prestigiado torneio de futebol juvenil em Portugal.

 

“Pretendemos proporcionar a todos estes jovens uma experiência única, sobretudo aos atletas locais bem como dinamizar o desporto”, disse desde logo o Diretor da prova, José Manuel Ferreira.

 

A competição envolve não só equipas nacionais como clubes internacionais de topo. Entre estes, estão já confirmados emblemas como Benfica, Gil Vicente, Rio Ave, Marselha, havendo até a possibilidade de entrarem em campo equipas italianas.

 

Vão estar presentes atletas dos escalões SUB 10 (Futebol de 7); SUB 11 (Futebol de 7); SUB 12 (Futebol de 9); SUB 13 (Futebol de 11); SUB 15 (Futebol de 11); SUB 17 (Futebol de 11) e SUB 18 (Futebol de 11).

 

Ao longo de três dias vão realizar-se cerca de meio milhar de jogos divididos em três relvados: Desportivo de Monção; Raianos e Moreira.

 

A cerimónia de abertura está programada para sexta-feira, dia 23 de junho, à noite. Todas as finais vão jogar-se na tarde do dia 25 de junho no Estádio Manuel Lima, casa do Desportivo de Monção.

 

Para já, apenas futebol masculino. No entanto, adiantou o Diretor da Prova, a organização está a estudar a hipótese de integrar categorias femininas “já na próxima edição” do troféu.

 

 

Barbosa defende aposta numa “formação de excelência”

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara sublinhou desde logo a importância que deve ter o futebol de formação. A acompanhar, António Barbosa voltou a partilhar o sonho de ver uma equipa sénior do distrito de Viana do Castelo a jogar na I Liga.

 

“Não acho que seja nada do outro mundo. Penso que este é um distrito dinâmico, mas precisa de um verdadeiro sinal que é apostarmos numa formação de excelência”, disse o autarca monçanense.

 

“De uma vez por todas, temos de ter a capacidade de formar gente para os nossos clubes! Gente capacitada para naturalmente podermos colocar o nosso distrito lá em cima. Todos somos poucos e todos em conjunto temos de continuar a trabalhar”, apelou.

 

 

 

Barbosa defende maior aposta no futebol de formação

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Um aquecimento para a Feira do Alvarinho

Vão ser dois fins de semana a mil em Monção. Recorde-se que este evento desportivo precede a próxima edição da Feira do Alvarinho já marcada para os dias 30, 1 e 2 de julho. Seis dias que prometem uma vila à pinha, o que deixa naturalmente Barbosa de sorriso no rosto.

 

“Isto tem tudo a ver com a estratégia desportiva municipal. Para haver formação, tem de haver condições e são essas em que estamos a trabalhar”, reiterou o Presidente garantindo que a autarquia está determinada em dar “passos firmes” e a realizar uma “aposta firme” na formação dos jovens.

 

Recorde-se que a edição do ano passado deste torneio foi realizada no concelho vizinho de Melgaço, por onde passaram mais de 700 jovens futebolistas.

 

O grande vencedor, no escalão SUB 17, foi o FC Lagares que, na final, venceu o SC Vianense com recurso aos pontapés da marca de grande penalidade.

 

O emblema felgueirense levou também para casa o prémio de melhor jogador do torneio, atribuído a André Pinto.

 

 

 

[Fotografias capa: DR | Portugal Undercup]

Últimas