Menu

+

0

0

Monção/Melgaço

Monção/Melgaço: A meses da Festa e da Feira do Alvarinho já quase não há quartos

9 Fevereiro, 2023 - 11:39

1549

0

Hotelaria quase a 100%.

Podia ser uma super banda ou então uma individualidade mundialmente conhecida, mas não. São dois eventos que, ainda a meses de terem lugar, estão a esgotar a hotelaria de Melgaço e Monção: a Festa e a Feira do Alvarinho, respetivamente.

 

A próxima edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço vai ter lugar a 28, 29 e 30 de abril. Numa pesquisa rápida na plataforma Booking.com, é possível constatar que ainda é possível arranjar quarto neste concelho, mas já distante do centro: em Castro Laboreiro ou então em Lamas de Mouro. 

 

Se não agradar, o visitante terá mesmo de optar por soluções em concelhos vizinhos como Monção ou Arcos de Valdevez.

 

Para a segunda noite, de 29 para 30 de abril, o cenário é semelhante.

 

 

 

Milhares esperados

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço, surgida em 1995, é considerado atualmente um dos maiores eventos vínicos e gastronómicos do Alto Minho/Galiza.

 

São dezenas de produtores de vinho queijo, fumeiro e outros produtos locais que, todos os anos, dão a conhecer o potencial da região num certame que atrai milhares de visitantes de vários pontos do país, mas também da vizinha Galiza e ainda melgacenses emigrantes.

 

 

 

Monção pelas costuras

Em Monção, o cenário convida mesmo o visitante a apressar-se caso queira mesmo um quarto relativamente próximo. A próxima edição da Feira do Alvarinho vai acontecer a 30 de junho, 1 e 2 de julho.

 

Para a primeira noite, de 30 de junho para 1 de julho ainda existem vagas em duas unidades hoteleiras bastante próximas do Parque das Caldas: o Hotel Fonte da Vila e a Quinta de Reiriz. Tudo o mais (pouco) é já em freguesias distantes do centro.

 

As restantes opções passam por concelhos vizinhos.

 

Na segunda noite, de 1 para 2 de julho, é agora totalmente impossível arranjar quarto próximo do evento. Em Monção, as opções mais próximas ficam em Tangil. Tudo o mais passa por concelhos vizinhos, como Monção, Melgaço ou Paredes de Coura.

 

 

Feira do Alvarinho traz novidades

Ainda a edição de 2022 não tinha acabado e já o Presidente da Câmara, António Barbosa, garantia aos microfones da Rádio Vale do Minho que a edição de 2023 da Feira do Alvarinho iria sofrer mudanças.

 

“No próximo ano [em 2023] vamos reestruturar a Feira do Alvarinho. Mais espaço. Mais zonas de lazer num evento único em Portugal”, revelou na altura António Barbosa.

 

Vai continuar a realizar-se no Parque das Caldas. Porém, uma das principais mudanças, pode passar pela tenda principal que será aumentada não só em comprimento mas também em largura.

 

Certo é, para já, que de 30 junho a 2 de julho, o Parque das Caldas volta a receber a Maior Wine Party de Portugal, o evento que promove o vinho Alvarinho da Sub-região de Monção e Melgaço e é reconhecido pelos media como um evento único a nível nacional, para três dias de muito Alvarinho, música e animação, onde se esperam mais de 100 mil pessoas, oriundas dos quatro cantos do mundo.

 

 

 

[Fotografias: Município Melgaço/Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Hotelaria

Últimas