PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Nova peça da Comédias do Minho convida à reflexão sobre sensacionalismo e julgamento em praça pública

12 Fevereiro, 2013 - 09:37

172

0

O encenador sublinhou à RVM que além de contar este drama escrito por Camilo Castelo Branco, o primeiro autor português a viver exclusivamente da escrita, a Comédias do Minho decidiu dar um “cunho pessoal”.

As Comédias do Minho apresentam “Maria! Não me mates, que sou tua mãe”, uma co-produção com o Teatro da Palmilha Dentada, e com estreia agendada no concelho de Melgaço, a 21 de Fevereiro, pelas 21h30.

Com texto e encenação de Ricardo Alves, o espectáculo parte de uma “tragédia de faca e alguidar” de Camilo Castelo Branco, com a história principal a abordar “uma mãe pela filha morta”.

O encenador sublinhou à RVM que além de contar este drama escrito por Camilo Castelo Branco, o primeiro autor português a viver exclusivamente da escrita, a Comédias do Minho decidiu dar um “cunho pessoal”.

Sendo que as relações pessoais são sempre atuais, sobretudo em alturas de crise, Ricardo Alves explica que este novo espectáculo convida à reflexão sobre o sensacionalismo e o julgamento em praça pública.

Em palco vão estar seis atores a contar duas versões desta história.
Um espectáculo transversal a vários géneros teatrais. Além do drama, integra também passagens de comédia e musical.
Daí que Ricardo Alves espera uma boa receção do publico.

“Maria! Não me mates, que sou tua mãe!”, foi escrito em 1848, e publicado de forma anónima. Camilo Castelo Branco tinha apenas 24 anos e, com base num crime que aconteceu em Lisboa, escreveu um texto terrivelmente sensacionalista, nitidamente inspirado na literatura de cordel, linear, moralista e básico na condenação que faz da presumida assassina, que afinal até estava inocente.

Uma história alinhavada por Camilo Castelo Branco em apenas uma noite que resulta num pequeno livro que mereceu a atenção do público e foi comprado sofregamente, salvando o poeta da bancarrota.

A companhia de teatro “Comédias do Minho” decidiu adaptá-la ao teatro e vai percorrer os cinco concelhos do Vale do Minho com “Maria! Não me mates, que sou tua mãe”.

A peça vai estar em Melgaço, entre 21 e 24 deste mês. Segue para Paredes de Coura, de 28 de Fevereiro a 03 de Março. Em Valença de 07 a 10 de Março; Cerveira de 14 a 17 de Março e, por fim, Monção, entre 21 e 24 de Março.

Depois, de 11 de Abril a 05 de Maio vai estar em palco no Teatro Sá da Bandeira, no Porto.

Últimas