Menu

+

0

0

Mundo

Mundo: Este foguetão vai hoje à Lua (e vai deixar lá uma cópia da Wikipedia)

8 Janeiro, 2024 - 00:25

202

0

Deverá chegar ao satélite natural no dia 23 de fevereiro.

Tudo a postos no Cabo Canaveral, na Flórida, para uma missão histórica que pretende colocar um módulo de pouso dos Estados Unidos na Lua.

 

Segundo o portal Executive Digest, é um feito não visto há mais de 50 anos, desde o fim do projeto Apollo.

 

Salvo qualquer imprevisto, a Missão Peregrine 1 deverá ocorrer às 7h18 desta segunda-feira: depois de dar a volta ao planeta, dirigir-se-á para a Lua e vai entrar na órbita lunar antes de uma tentativa de pouso logo após o nascer do sol local, no dia 23 de fevereiro.

 

Para aumentar o nervosismo, o foguetão Vulcan, que vai levar a Peregrine, nunca voou antes, apesar de a empresa fabricante, a United Launch Alliance, ter uma taxa de sucesso de 100% com foguetões anteriores.

 

Peregrine é a primeira missão sob a iniciativa de serviços comerciais de carga útil lunar (CLPS) da NASA, um novo projeto no qual a agência espacial americana que paga a empresas privadas para entregar equipamentos científicos à Lua.

 

Peregrine carrega cinco cargas úteis da NASA e outras 15. Um deles, um veículo espacial do tamanho de uma caixa de sapatos da Universidade Carnegie Mellon, está prestes a se tornar o primeiro robô dos EUA a dar uma volta na Lua.

 

Mas nem todas as cargas úteis são científicas: há uma cópia da Wikipedia, uma moeda física carregada com um bitcoin e “caixas lunares” da DHL com lembranças, que vão desde romances e fotografias e até um pequeno pedaço do Monte Evereste. Também a bordo, cortesia das empresas de memoriais espaciais Elysium Space e Celestis, estão restos humanos cremados, alguns dos quais pertencem a Gene Roddenberry, o criador de ‘Star Trek’.

 

 

Pode acompanhar a partida em direto AQUI [clique para abrir]

 

 

[Fotografia: DR]

Tópicos:

#Espaço#EUA#Lua

Últimas