O dia arranca pelas 5h30, com a Procissão do Andar dos Passos. Segue-se a Benção de Ramos e Missa de Ramos.
Últimas
Menu
Tradição pascal com mais de 300 anos.
Acontece na freguesia de Pias, em Monção, no Domingo de Ramos.
A Função do Senhor dos Passos atrai dezenas de devotos às ruas daquela freguesia monçanense. Uma tradição que, conta-se, leva já mais de 300 anos.
Este ano tem data marcada para o próximo domingo, dia 24 de março.
O dia arranca pelas 5h30, com a Procissão do Andar dos Passos. Segue-se a Benção de Ramos e Missa de Ramos.
Por volta das 15h30, retomam-se as cerimónias na Igreja Paroquial. Após a pregação, o figurado começa a procissão pela igreja, enquanto o pregador explica o significado de cada uma das figuras na vida de Jesus Cristo.
De seguida, a Procissão do Senhor dos Passos segue para o exterior e percorre as capelinhas da Paixão de Cristo até à Lapa (Calvário).
Além do figurado, integram a cruz do penitente, o andor e as bandeiras do Senhor dos Passos, senates e misericórdia (tôla), o pálio, as personalidades representativas da freguesia e do concelho, o grupo coral e a banda de música.
Um dos pontos mais emocionantes da procissão ocorre na Senhora do Encontro com dois momentos de acentuada carga religiosa: o beijo de Nossa Senhora a Jesus Cristo e o cântico de Verónica.
A partir daqui, também segue em procissão o andor de Nossa Senhora do Encontro. Quando a procissão chega à Lapa (Calvário) realiza-se um sermão final e ouve-se, de novo, o cântico da Verónica.
Depois de um pequeno descanso, a procissão fez sentido inverso.
Em sinal de luto, as bandeiras já não vão hasteadas. O sino deixa de tocar e a procissão chega ao final.
Últimas
Populares
Comentários: 0
0
0