PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Tiago Pires do Roconorte ruma a Aveiro para iniciar carreira a solo [c/VÍDEO]

4 Fevereiro, 2021 - 08:04

1706

0

PUB Tiago Pires, do grupo Roconorte, vai rumar a Aveiro para iniciar uma carreira a solo. A revelação foi feita à Rádio Vale do Minho pelo próprio artista que, embora […]

PUB

Tiago Pires, do grupo Roconorte, vai rumar a Aveiro para iniciar uma carreira a solo. A revelação foi feita à Rádio Vale do Minho pelo próprio artista que, embora natural de Chaves, estava a residir em Monção há vários anos.

“Isto não é um adeus nem uma saída do Roconorte. Devido à pandemia, como todos os grupos de música de baile e de festas populares, o Roconorte está a atravessar um período de grandes dificuldades”, lembrou.

Tentar uma experiência a solo tem sido um sonho antigo que acompanha Tiago Pires. A mudança para Aveiro também não acontece por acaso. É a terra de onde é natural a cara-metade do artista.

“Claro que o Roconorte fica sempre em falta. Um dia que a banda regresse aos ensaios e à estrada, cá estarei para marcar presença”, assegurou o cantor. “Acredito que quando isso acontecer estarei totalmente disponível”.

Em Monção, Tiago Pires não se dedicava exclusivamente à música. Trabalhava numa ótica onde, conta, foi sempre muito estimado e fez bons amigos. A saída custou. A vila de Monção ficará na alma mas esta área profissional vai ficar de lado, pelo menos por agora. Em Aveiro, vai dedicar-se ao ramo imobiliário.

 

 

Carreira a solo “é uma realização pessoal”

 

 

Simultaneamente, o artista investe cada vez mais no primeiro trabalho a solo. A data para o lançamento ainda não está sequer gizada. Certeza é a de que será um álbum “que define o Tiago”.

“É onde canto livremente aquilo que penso, onde canto as minhas letras e conto a minha história. É sobretudo uma realização pessoal de alguém que tem tido sempre a música presente e que agora quer fazer algo mais íntimo”.

 

Tiago Pires segue para Aveiro mas continua no Roconorte

[Fotografia: DR]

 

 

Com 38 anos de idade, Tiago Pires apaixonou-se realmente a sério pelo mundo da música na idade própria das paixões: a adolescência. Desde então nunca mais parou. Passou por vários grupos de baile até que em 2013 recebeu o convite para uma experiência no Alto Minho… mais concretamente em Monção. O grupo Roconorte ficou encantado com a voz e mais deslumbrado ficou com as performances ao vivo deste cantor.

Resultado? Foram sete anos numa vila que adotou o Tiago como um monçanense de gema. Foram anos de muitos espetáculos que deliciaram multidões não só em Monção como em todo Alto Minho e na Galiza.

 

 

“Falta legislação para proteger este tipo de músicos”

 

 

Entretanto, sem que ninguém contasse, rebentou a pandemia da COVID-19 em todo o mundo. Toda uma infinidade de empresas prejudicadas e os músicos dos bailes de verão não escaparam a este flagelo.

“Faltam estatutos. Falta legislação para proteger este tipo de músicos. São muitas vezes pessoas que vivem no anonimato”, lamentou.

Pela frente, está agora a chamada Veneza de Portugal. Famosa também pelos conhecidos ovos moles. Embora sempre com um sorriso, Tiago Pires deixa transparecer as lágrimas que lhe correm na alma ao ver Monção geograficamente mais distante. Uma vila onde foi “muito feliz”, diz com orgulho.

A passagem por Monção foi de tal forma intensa que o artista decidiu elaborar uma música e até realizar um vídeo dedicado à vila e a todos os monçanenses. “Fiz muitos amigos em Monção. Muitos mesmo”, rematou com ar nostálgico.

 

 

Oiça e veja o vídeo Tenho de Abalar de Tiago Pires… para Monção:

https://www.youtube.com/watch?v=2BZxhj3nqko&feature=youtu.be

Música Original: Miguel Moura   Música: Rogério Caixinha   Letra: Rita Caixinha (adaptada)   Vídeo: Paulo Azevedo

 

[Fotografias: FB Tiago Pires]

 

PUB

 

Últimas