PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Monção

Monção: ‘Senhor Basquetebol’ homenageado com Prémio Carreira [FOTOS]

1 Dezembro, 2024 - 03:44

2127

0

Gala do Desporto de Monção.

Leonel Samarão, com 68 anos de idade, natural da freguesia de Pias, em Monção, foi este sábado distinguido com o Prémio Carreira durante a 2ª edição da Gala do Desporto daquele concelho.

 

Um evento onde o Município reconhece os atletas, equipas, treinadores, dirigentes e outras pessoas que, de alguma forma, se tenham distinguido no desporto concelhio, num passado recente ou ao longo de uma carreira, como praticantes de modalidades ou como promotores de atividades desportivas.

 

Este ano com a novidade de novas categorias: Atleta do Ano (masculino e feminino); Equipa do Ano; Treinador do Ano; e Prémio Carreira.

 

Ao estilo dos Óscares de Hollywood, as três pimeiras até tiveram nomeados.

 

 

 

Dois dos quatro galardões atribuídos durante a Gala do Desporto

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Desde cedo que Leonel Samarão mostrou paixão pelo desporto, sobretudo basquetebol. Ingressou na Seleção Nacional da modalidade em Sub 16. Continou a brilhar na universidade na prática deste desporto.

 

O percurso como jogador terminou, mas nunca perdeu o gosto pela modalidade. Com pouco mais de 40 anos, na década de 90 do século passado, consegue introduzir o basquetebol de formação em Monção.

 

Em poucos anos, do concelho começaram a sair jovens para grandes clubes como o Futebol Clube do Porto e Vasco da Gama.

 

Foi um dos responsáveis pela fundação do Monção Basket Clube que, em 2002, realiza o maior feito alguma vez realizado por uma equipa coletiva de Monção: vence a Taça Nacional de Juniores A.

 

“Leonel deu a oportunidade de crianças jogarem basquetebol na sua terra natal, se conhecerem o país através dos jogos, torneios e estágios, de fazerem amizades para a vida e de se sentirem orgulhosos por representar a camisola do Monção Basket Clube”, ouviu-se no auditório do Cine Teatro João Verde.

 

Longo aplauso para o homenageado que subiu ao palco, sendo de imediato abraçado pelo Presidente da Câmara, António Barbosa, que lhe entregou o galardão.

 

“Só tenho a agradecer. É uma honra! Quero partilhar este troféu com todos os que foram nomeados… jogadores… treinadores. E partilhar também com a minha família, com os meus netos, com os meus filhos, com a minha mulher que me acompanhou sempre. Obrigado”, disse Leonel Samarão em tom visivelmente emocionado.

 

Mais uma enorme ovação. Desta vez com todo o auditório em pé.

 

 

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Quanto aos restantes troféus, os vencedores foram:

Atleta do Ano (masculino) – Afonso Domingues, Clube Cicloturismo Monção, Ciclismo/Downhill

Atleta do Ano (feminino) – Vitória Penteado, CPN – Clube Português de Natação, Basquetebol

Equipa do Ano – Monção Motorsport, Karting Senior

Treinador do Ano – Paulo Almeida, D. Monção, Futebol

 

 

 

Afonso Domingues

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Vitória Penteado (troféu recebido pela mãe da atleta)

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Monção Motorsport

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

Paulo Almeida

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Conforme referido, nesta cerimónia foram também atribuídos pelo Município votos de louvor ao atletas, equipas, treinadores, dirigentes e outras pessoas que, de alguma forma, se tenham distinguido no desporto concelhio.

 

Os agraciados foram: All Styles Dance Project; António André Melo; ADR Estrela de Monção; Desportivo de Monção Juniores B (sub 17); Desportivo de Monção Seniores; Escola de Dança Sismaterz Dance Studio; Monção Basket Club (sub 18 masculino); Motorsport; Subzone – Academia de Tiro com Arco.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [crédito: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Barbosa: “Hoje, Monção está num patamar muito acima daquilo que é a sua dimensão enquanto território”

No seu discurso, o Presidente da Câmara começou por lembrar que “não é uma pessoa isolada que transforma os territórios. Somos todos nós em conjunto”.

 

“Há líderes em determinados locais. Há treinadores no futebol. Há presidentes de associações. Todos eles lideram estruturas para que possam afirmar, e de que maneira, o desporto e o nosso território”, disse António Barbosa.

 

“Mas não nos devemos esquecer que um território da nossa dimensão só o faz por um simples motivo: existem 18 mil habitantes que, diariamente, com as pequenas ações que exercem conseguem mostrar que estar em Monção é efetivamente diferente. É isso que nós conseguimos diariamente passar para aqueles que nos visitam ou então que simplesmente praticam cá desporto”.

 

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

“O sentimento de ser monçanense é algo que não se explica. É algo que se sente e que transforma. Hoje, Monção está num patamar muito acima daquilo que é a sua dimensão enquanto território e relativamente ao seu número de habitantes”, considera Barbosa.

 

Justificou esta consideração com “prémios ganhos em várias áreas e vários reconhecimentos”. Entre estes, destacou, o de Município do Ano.

 

“São reconhecimentos de que é possível, em pequenos territórios, competir com territórios de grande dimensão. Podemos orgulhar-nos de ter hoje uma das 10 startups mais promissoras de Portugal!”, realçou o Presidente da Câmara.

 

Para António Barbosa, “estas notícias são um prémio para todos nós. E que sejam motor para que todos continuemos a acreditar que é sempre possível”.

 

“Vale a pena lutar pelo nosso território. Porque estamos a lutar pelo futuro dos nossos filhos. Dos nossos netos. E, acima de tudo, pela terra que nos viu nascer”, concluiu.

 

 

 

[crédito fotografia capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas