O centro tecnológico de Monção do ISQCTAG está entre as 25 startups “mais promissoras ” de Portugal, segundo o ranking do Scaleup Portugal 2024, divulgado pelo jornal ECO.
Neste estudo foram analisadas 334 startups tecnológicas portuguesas. No total, geraram 188 milhões de euros em receitas totais no último ano.
No TOP1o deste ranking das 25 startups mais promissoras, está o ISQCTAG de Monção. Ocupa o 9º lugar.
É a única startup do Alto Minho neste grupo da frente.
Entre as 25 startups mais promissoras, destaca-se o setor de information & communication technologies (ICT), representando mais de metade (52%) do top 25. Segue-se o de consumer & web (28%).
Mas ao nível de receitas, embora representa apenas 20% das startups no ranking, o setor de cleanTech & industry 4.0 é aquele que tem mais peso: 49%. É precisamente neste que se encontra o ISQCTAG Monção.
[fonte: via jornal ECO]
Distribuiu lucros pelos trabalhadores
No passado mês de junho, recorde-se, o grupo ISQ distribuiu 20% dos lucros pelos colaboradores.
O grupo apresentou em 2023 um crescimento do volume de negócios de cerca de 15% face ao período homologo, para 88,7 milhões de euros.
“Estes resultados só são possíveis graças aos nossos colaboradores que em Portugal e no mundo dão o melhor de si para levar aos nossos clientes as soluções mais avançadas e inovadoras. Por isso parte dos bons resultados do ano de 2023 serão distribuídos aos colaboradores”, disse na altura Pedro Matias, presidente do grupo ISQ, citado por aquele portal.
[crédito fotografia: Liliana Silvestre Ramos]
Futuras instalações no Minho Park
No portal do grupo, é já anunciado que o ISQCTAG vai ter novas instalações no futuro Polo Industruial Minho Park, também em Monção.
Com uma capacidade de 2 000 m2 e integração de 2 novos laboratórios, ótica e células e módulos de baterias, para o teste e validação de veículos de nova geração nomeadamente elétricos e híbridos.
[fonte: ISQCTAG]
O centro tecnológico de Monção do ISQCTAG foi inaugurado no dia 15 de julho de 2019 pelo então Secretário de Estado da Economia, João Neves.
A cerimónia contou com as presenças, entre outros, do CEO da empresa, Pedro Matias, e do Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa.
[crédito fotografia: ISQ]
[crédito fotografia: ISQ]
O ISQ é uma entidade privada e independente, com cerca de 50 anos de atividade, que presta serviços de inspeção, ensaio, formação e consultoria técnica.
Nas últimas décadas, o enquanto entidade inspetora, o ISQ esteve envolvido nos grandes projetos industriais e civis realizados em Portugal.
A nível internacional é de referir o envolvimento em centenas de projetos internacionais de I&D e os trabalhos realizados para entidades como o CERN e a ESA.
Com uma presença internacional significativa, desenvolve atividade em toda a Europa e em mais de 20 países de outros continentes.
Esta notícia não fala num dos grandes dinamizadores do ISQCTAG, o André Mendes (CEO) e Monsanense. Um lapso imperdoável nesta notícia.
Um grande abraço e parabéns André.