PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

4

1

Monção

Monção eleito Município do Ano 2021

2 Dezembro, 2021 - 20:14

1718

0

Galardão foi entregue esta quinta-feira, na Madeira.

Monção foi eleito esta quinta-feira Município do Ano 2021. A distinção, atribuída pela Universidade do Minho, através da plataforma, UM-Cidades, reconhece as boas praticas dos municípios portugueses.

 

Numa cerimónia realizada no Teatro Municipal Baltazar Dias, na cidade do Funchal, o Município de Monção foi distinguido com o programa Monção Social, tendo o prémio sido entregue pelo coordenador da UM Cidades, Paulo Pereira, ao Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa.

 

Instituído pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades, o concurso Municípios do Ano Portugal 2021, tem como objetivo reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses, relevando os projetos que promovam o crescimento económico, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental dos territórios.

 

 

Reconhecimento público a nível nacional

António Barbosa mostrou-se muito agradado e orgulhoso com a distinção, realçando a sua importância junto da população mais desfavorecida do concelho, bem como o reconhecimento público que o programa Monção Social alcançou a nível nacional.

 

O autarca monçanense considera que “a intervenção dos municípios deve assumir um papel relevante na inclusão social e melhoria das condições de vida dos agregados familiares em situação de fragilidade económica, promovendo o seu bem-estar, conforto e qualidade de vida.”

 

Nesse sentido, “o programa “Monção Social” nasceu e desenvolve-se com o objetivo de garantir uma resposta concreta às questões de precariedade social existentes no concelho, contribuindo, através das seis medidas vigentes, para a minimização desta problemática social”.

 

“É um programa abrangente direcionado para os agregados familiares mais desfavorecidos que residem em Monção, os quais podem candidatar-se às medidas de apoio em qualquer momento. Os resultados indicam-nos que o programa é revelador daquilo que queremos para Monção: um concelho inclusivo e solidário”.

 

O Programa Monção Social é constituído por um conjunto de seis medidas de apoio social, o qual procura responder às necessidades sociais, económicas e de saúde da população, através da respetiva implementação junto das famílias mais carenciadas do concelho.

 

Além da comparticipação em medicamentos e apoio à integração em creche, o Programa “Monção Social” engloba, ainda, apoio à vacinação infantil, apoio ao transporte de doentes não urgentes, apoio à recuperação de habitações degradadas, e atribuição de bens de apoio.

 

 

[Fotografia: Município Monção]

Últimas