PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Reunião do Executivo Municipal adiada para 17 de Novembro

10 Novembro, 2014 - 09:50

133

0

Votação das Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2015 chegou a estar prevista para esta segunda-feira. Deverá suceder na reunião ordinária, dentro de uma semana.

Foi adiada para de hoje a oito dias a reunião do Executivo Municipal de Monção prevista para esta tarde. Recorde-se que, na última reunião de Câmara – decorrida a 31 de Outubro – foi proposta para 10 de Novembro a votação das Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2015, em reunião extraordinária. À Vale do Minho, fonte autárquica informou esta segunda-feira que isso só deverá suceder na reunião ordinária do próximo dia 17 de Novembro.
O presidente da Câmara de Monção, Augusto Domingues, sublinhou na altura o “rigor financeiro” de um documento que se situa nos 17 milhões de euros – menos dois milhões do que o ano anterior. O edil socialista referiu que foi concebido com vários pressupostos. “O primeiro [pressuposto] é a consolidação orçamental. Para além disso temos como objectivo avançar para a certificação dos serviços, tornando-os eficientes. Temos também como pressuposto um desenvolvimento sustentável e para isso tem de haver rigor nas contas. Vamos também apoiar o mérito das associações, apoiar mais as que têm actividade palpável e ajudar menos aquelas que nada fazem pela comunidade”, revelou o autarca.
A comprovar a ideia do rigor financeiro, Augusto Domingues apontou desde logo para uma descida da dívida a curto prazo. “O ano passado era de 1.963 mil euros. Este ano, a 30 de Setembro, era de 682 mil euros. Passou para um terço e, se tudo correr como estamos a pensar, este número irá diminuir mais”, considerou o edil socialista.
Já sobre as medidas incluídas, o presidente da Câmara destacou a manutenção das taxas e dos impostos. “Entendemos que em altura de crise não devemos aumentar taxas nem impostos”, justificou Augusto Domingues.
O documento não escapou, no entanto, às críticas vindas da direita. “Vemos aqui, por exemplo, um investimento no troço na estrada 101 entre Cortes e S.Pedro e vemos que o investimento para as estradas interfreguesias é transferido para 2018. Mais uma vez se vê que faz falta uma visão estratégica de desenvolvimento homogéneo do território”, atirou João Garrido, vereador pelo PSD.
A reunião de 17 de Novembro deverá realizar-se no Auditório da Biblioteca Municipal, em Monção.

Últimas