PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: PSD quer IMI a triplicar para casas devolutas ou em ruínas

20 Dezembro, 2016 - 12:41

166

0

Principal objetivo é dinamizar a reabilitação de edifícios e o mercado de arrendamento.

O PSD Monção quer IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) a triplicar para casas devolutas ou em ruínas. Lisboa, Porto, Cascais, Sintra, Almada e Covilhã são algumas das autarquias que vão aplicar esta penalização já no próximo ano. O principal objetivo é dinamizar a reabilitação de edifícios e o mercado de arrendamento. “Penso que no futuro teremos efetivamente de optar por esta medida. Até que, por outra via, não temos colhido os frutos que desejaríamos”, considerou o vereador António Barbosa durante a reunião do Executivo Municipal, esta segunda-feira.
Na resposta, o presidente da Câmara (PS) garantiu que o Executivo está atento. “Não andamos aqui distraídos! Já marquei uma reunião com o nosso chefe das Finanças Locais para avançarmos com uma solução”, garantiu Augusto Domingues. “O IMI é um imposto que vem para o Município e quanto melhor for recolhido mais vantagens traz para o Município de Monção”, acrescentou o edil socialista.
De acordo com o Diário de Notícias (DN), são já duas dezenas de autarquias as que comunicaram à Autoridade Tributária e Aduaneira que pretendem triplicar a taxa do IMI para as casas devolutas ou em ruínas. Essa penalização será sentida pelos proprietários já em 2017.
Esta medida, defendida pelas Câmaras como um instrumento para dinamizar a reabilitação de edifícios e o mercado de arrendamento, está a ser contestada pelas associações de proprietários. Argumentam que muitas destas casas estão em zonas sem procura, relatando que os seus associados estão a ser penalizados por não conseguirem arrendar uma casa.

Últimas