PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Premiado ‘Hambúrguer de Cordeiro’ já reservou lugar na Feira do Alvarinho

30 Junho, 2015 - 20:14

139

0

Certame promete várias demonstrações culinárias. Entre elas o recém-criado ‘Lombelo à São Jorge’.

O premiado “Hambúrguer de Cordeiro à Monção” vai marcar presença na edição deste ano da Feira do Alvarinho. O certame, recorde-se, arranca esta sexta-feira e prolonga-se até domingo.
O Alvarinho vai reinar, mas a organização promete também demonstrações culinárias e apresentações de vários pratos que orgulham o concelho e o Alto Minho. Entre eles está o “Hambúrguer de Cordeiro à Monção”. Pela mão de duas alunas da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI), o prato conquistou em Fevereiro a ‘medalha de prata’ no concurso “Hotelaria tem Talento”, promovido pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. Trata-se essencialmente de um hambúrguer de carne picada de cordeiro, num pão feito com a calda do arroz que se faz para o prato tradicional, sobre uma base de maionese de alho, com cebola roxa caramelizada em vinho Alvarinho. O resto são segredos bem guardados. Desta vez, o prato será apresentado pelo Chef Rui Ribeiro.
Em destaque vai estar também o recém-nascido “Lombelo à S. Jorge”. Um prato livre e onde cada restaurante pode interpretá-lo à sua maneira. Foi com este ‘traje’ que nasceu em Maio a mais recente criação gastronómica monçanense. Dos ingredientes, para alem do lombelo, destacam-se ainda as bicas e o arroz caldoso de grelos. A acompanhar, claro está, um vinho Alvarinho da Sub-Região de Monção e Melgaço. A criação foi batizada com um nome de um santo sobejamente conhecido na terra, quanto mais não seja pela ‘dura batalha’ que todos os anos trava com a Coca. Isto para que, reza a lenda, Monção continue a ter bom vinho e boas colheitas agrícolas. O prato pretende assim homenagear esta figura que representa o Bem na luta contra o Mal. Vai ser confecionado pelo Chef José Vinagre.
Mas a cozinha monçanense não se resume a estas duas estrelas. A ‘constelação’ ficará completa com “O Bacalhau da Revolta”, pelo Chef João Oliveira; “A Codorniz dentro de um Alvarinho”, pelo Chef Elísio Bernardes; e o “Lombo do Cordeiro Perfumado com Alvarinho e Especiarias”, pelo Chef Hugo Martins.
A inauguração da Feira do Alvarinho está marcada para esta sexta-feira, às 17h00. Vão marcar presença 108 expositores divididos por uma área coberta e outra descoberta. O custo total da feira ronda os 150 mil euros, inerentes aos custos de produção, programação e divulgação. A autarquia prevê uma receita de 39 mil euros referentes aos patrocinadores oficiais, expositores e venda de copos. São esperados cerca de 70 mil visitantes.

Últimas