PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Políticos rendidos ao crescimento da Feira do 27

28 Agosto, 2017 - 03:40

166

0

PS, PSD e CDS-PP não pouparam elogios à dimensão atual do certame.

As três forças políticas com assento na Câmara Municipal de Monção mostraram-se este domingo bastante satisfeitas com o crescimento da Feira do 27. O certame, recorde-se, foi recuperado em 2015 após um interregno de mais de 40 anos. “O mundo rural, com as suas tradições seculares, deve ser defendido e promovido para que o passado tenha expressão no presente e no futuro. Para que as gerações mais novas percebem melhor a vivência das gerações antigas”, defendeu Paulo Esteves, vereador das atividades sócio-culturais. Visivelmente orgulhoso, o autarca socialista enalteceu “um maior convívio e uma maior procura dos artigos em exposição no recinto”. “A Feira do 27 assenta na revitalização do meio rural e na recuperação da antiga comercialização de gado. Para mim e para muitos dos presentes representa mais do que isso… é algo que trago na memória desde menino com muitas histórias contadas pelas pessoas mais idosas”, continuou Paulo Esteves que alertou para a descida acentuada de trabalhadores no setor primário verificada no distrito de Viana do Castelo durante as últimas décadas. “Este certame, como outros realizados no nosso concelho, é uma forma de procurar contrariar este cenário. Afirma-se como um instrumento defensor da agricultura, dos valores e tradições associadas à prática agrícola”.
Do lado do PSD, o vereador António Barbosa destacou também à Rádio Vale do Minho “um evento importante para esta freguesia. É o reavivar de tradições antigas… e essas sim! São muito importantes e que nós as saibamos manter no concelho”. A um mês das eleições autárquicas, o candidato pelo PSD à Câmara de Monção enalteceu a maior moldura humana na edição deste ano. “Demonstra não só o interesse da freguesia como também das localidades contíguas por este tipo de tradições. Se há feiras pertinentes e que devem continuar são estas, ligadas às nossas tradições seculares”, considera o candidato social-democrata. “A Feira do 27 é para continuar a apoiar e para continuar a dinamizar no sentido do crescimento que tem tido. É assim que deve ser”, concluiu.
O vereador do CDS-PP marcou também presença na abertura oficial do evento. Aos microfones da Rádio Vale do Minho, José Luís Alves apontou “mais um evento que se faz à imagem de outros que se realizam no concelho e que divulga a tradição da nossa terra”. O autarca centrista também não ficou indiferente ao crescimento da Feira do 27. “Está a caminhar de uma forma pensada. É um certame que deverá ser sempre apoiado, pois não devemos esquecer as nossas tradições”, finalizou.
A Feira do 27 foi organizada pela União de Freguesias de Ceivães e Badim e pela Associação Cultural, Desportiva e Social dos Jovens de Ceivães.

Últimas