A Praça Deu-la-Deu, em Monção, encheu este sábado para assistir ao concerto do popular grupo Sons do Minho.
Autores do conhecido tema Vamos à Foda, o grupo encantou a multidão também com o vasto leque de músicas que colocaram o povo a dançar e a cantar de cor e salteado vários temas da banda.
Um espetáculo recheado de interatividade. Sobretudo porque a banda estava perante uma terra onde são e certamente serão sempre especiais.
“Só cantamos o Vamos à Foda em Monção! É exclusivo”. A garantia foi deixada este sábado à Rádio Vale do Minho por Jorge Salgueiro e Pi d’Areosa, membros do grupo Sons do Minho.
Confrades de Honra da Confraria da Foda de Pias, Monção, os dois membros marcaram presença este sábado no V Capítulo de Entronização de novos confrades.
“Este prato é um símbolo de Monção. É símbolo da tradição, da amizade e de tudo o que nos faz juntar hoje aqui em Monção”, disse Jorge Salgueiro.
O povo ansiava mesmo pelo Vamos à Foda… e teve.
Veja o vídeo:
O concerto do grupo Sons do Minho inseriu-se na iniciativa Mês do Cordeiro à Moda de Monção, promovida pelo Município local.
Durante dois fins de semana consecutivos, mais de duas dezenas de restaurantes colocaram à mesa o prato mais emblemático do concelho.
Veja as fotos [Rádio Vale do Minho]
Sobre a Foda
Confecionada de forma tradicional, em alguidar de barro e levado ao forno de lenha, a Foda assume-se, desde há vários anos, como uma referência da gastronomia monçanense.
A preparação deste prato tem uma duração superior a 24 horas, entre banhos e cozedura. O cordeiro é colocado em cima do alguidar de barro, para pingar sobre o arroz, sendo levado a forno de lenha, previamente aquecido, cuja porta se abre apenas duas vezes, uma para virar e outra para retirar o cordeiro.
Em 2018, o Cordeiro à Moda de Monção foi elevado a uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa, no concurso emitido pela RTP.
Comentários: 0
0
0