PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Multidão viu Sons do Minho na Praça [VÍDEO e FOTOS]

15 Outubro, 2023 - 01:03

5204

0

Mês do Cordeiro à Monção.

A Praça Deu-la-Deu, em Monção, encheu este sábado para assistir ao concerto do popular grupo Sons do Minho.

 

Autores do conhecido tema Vamos à Foda, o grupo encantou a multidão também com o vasto leque de músicas que colocaram o povo a dançar e a cantar de cor e salteado vários temas da banda.

 

Um espetáculo recheado de interatividade. Sobretudo porque a banda estava perante uma terra onde são e certamente serão sempre especiais.

 

“Só cantamos o Vamos à Foda em Monção! É exclusivo”. A garantia foi deixada este sábado à Rádio Vale do Minho por Jorge Salgueiro e Pi d’Areosa, membros do grupo Sons do Minho.

 

Confrades de Honra da Confraria da Foda de Pias, Monção, os dois membros marcaram presença este sábado no V Capítulo de Entronização de novos confrades.

 

“Este prato é um símbolo de Monção. É símbolo da tradição, da amizade e de tudo o que nos faz juntar hoje aqui em Monção”, disse Jorge Salgueiro.

 

O povo ansiava mesmo pelo Vamos à Foda… e teve.

 

Veja o vídeo:

 

 

O concerto do grupo Sons do Minho inseriu-se na iniciativa Mês do Cordeiro à Moda de Monção, promovida pelo Município local.

 

Durante dois fins de semana consecutivos, mais de duas dezenas de restaurantes colocaram à mesa o prato mais emblemático do concelho.

 

 

 

Veja as fotos [Rádio Vale do Minho]

 

 

Sobre a Foda

Confecionada de forma tradicional, em alguidar de barro e levado ao forno de lenha, Foda assume-se, desde há vários anos, como uma referência da gastronomia monçanense. 

 

A preparação deste prato tem uma duração superior a 24 horas, entre banhos e cozedura. O cordeiro é colocado em cima do alguidar de barro, para pingar sobre o arroz, sendo levado a forno de lenha, previamente aquecido, cuja porta se abre apenas duas vezes, uma para virar e outra para retirar o cordeiro.

 

Em 2018, o Cordeiro à Moda de Monção foi elevado a uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa, no concurso emitido pela RTP.

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas