PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Morreu o Olmo – A árvore mais emblemática do concelho

13 Março, 2020 - 15:11

1277

0

PUB [atualizada 15h45 com projeto do Município para ocupar lugar do antigo Olmo]   Morreu esta sexta-feira o Olmo de Monção. Era considerada a árvore mais emblemática do concelho. A […]

PUB
[atualizada 15h45 com projeto do Município para ocupar lugar do antigo Olmo]

 

Morreu esta sexta-feira o Olmo de Monção. Era considerada a árvore mais emblemática do concelho. A árvore, recorde-se, padecia de doença já há dois anos cujas origens nunca foram determinadas com exatidão.

No início do verão de 2018, começaram a aparecer algumas manchas de folhas secas em vários pontos da copa. Foi-lhe diagnosticado um “choque térmico”. Na altura, o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, garantiu à revista Vale Mais que “a situação está a ser resolvida”. Mas a gravidade da doença fez-se notar quando o número de folhas secas começou a disparar por toda a árvore. A preocupação entre a comunidade aumentou e a questão foi levantada em sessão camarária por Augusto Domingues, vereador socialista, que pretendeu saber o real estado de saúde do Olmo.

“Em meados de junho [de 2018] começámos a notar secagem das folhas. Após a análise feita por um técnico, concluiu-se que isso foi provocado por um choque térmico”, iniciou Duarte Amoedo. A autarquia passou de imediato ao tratamento que, explicou o autarca, passou por rega abundante, descompactação de terras com aplicação de produtos orgânicos. “O especialista pediu-nos para aguardar, mas estamos a falar de um ser vivo. Isto é quase como tratar de um velhinho que está no hospital”, comparou Duarte Amoedo.

A autarquia solicitou recentemente uma segunda opinião sobre o estado da planta. Os dois técnicos em causa recomendam aguardar pelo final do verão, mas divergem nos prognósticos. Um deles traça o pior dos cenários para o Olmo. “Mais ainda é cedo para dizer se a árvore vai ou não morrer. A preocupação é grande! É grande!”, repetiu o vereador como que desejasse sublinhar a dimensão do problema. Sempre alertando que a história pode ter um final mais, ou menos feliz.

Depois de dois anos a mostrar sinais claros de doença, a história teve esta sexta-feira o final mais triste. A árvore foi desmantelada por funcionários municipais.

Conforme foi referido, a idade deste Olmo é desconhecida. Poderá rondar várias dezenas ou até ultrapassar a centena de anos. Em 2014, um especialista transmitiu à Câmara de Monção que esta árvore no Largo dos Neris “é um exemplar notável pelas suas dimensões e estrutura da copa, mas também pela sua idade”. Acrescentou ainda que “é a melhor árvore desta espécie que conhecemos em Portugal e com caraterísticas superiores a muitos dos exemplares que estão classificados ou registados como notáveis noutros locais do mundo”.

Entretanto, o Município anunciou esta quinta-feira que irá em breve fazer a respetiva substituição por três outra árvore. Serão da mesma espécie – o Ulmeiro.

 

Projeto do Município para a substituição do lugar vago deixado pelo antigo Olmo

 

Olmo de Monção em 2018, altura em que começou a apresentar sinais claros de doença

 

[Fotografia de capa: Maria Albertina Santos]

 

PUB

 

 

Últimas