PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção/Melgaço

Monção/Melgaço: Wine Fest registou aumento “estrondoso” de visitantes – Quase 20 mil no total

11 Junho, 2018 - 10:05

397

0

Os números são esmagadores. A edição deste ano do Alvarinho Wine Fest, realizada este fim-de-semana no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, superou os 19 mil visitantes de acordo com os […]

Os números são esmagadores. A edição deste ano do Alvarinho Wine Fest, realizada este fim-de-semana no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, superou os 19 mil visitantes de acordo com os números finais apresentados pela Cofina – empresa organizadora do evento. Foi um aumento de 90% relativamente à edição do ano passado, cujos números rondaram os 10 mil visitantes. 

Os presidentes de Câmara dos dois Municípios envolvidos nesta iniciativa mostraram-se repletos de satisfação aos microfones da Rádio Vale do Minho. António Barbosa, autarca de Monção, fala de “um ato estrondoso de promoção do nosso territórioem Lisboa”. De sorriso aberto, edil social-democrata relatou uma autêntica loucura na procura da marca Monção/Melgaço. “Os nossos produtos locais esgotaram logo na sexta-feira. Houve uma chamada de emergência para o Município que teve de garantir, em tempo recorde, a chegada de mais produtos nossos à capital no dia seguinte”. Para António Barbosa, um dos segredos deste êxito absoluto passou “por promover também a gastronomia e a divulgação do nosso património material e imaterial. Estivemos lá em força! A conviver com as pessoas e isso é sempre uma mais-valia. Os lisboetas não estão muito habituados a serem recebidos desta forma… com o entusiasmo de um alto-minhoto”.

 

Barbosa: “Foi um ato estrondoso de promoção do nosso território em Lisboa.”

 

Recorde-se que, após a ausência em 2017, Monção regressou este ano ao certame e voltou com uma logística enorme. A acompanhar o Alvarinho, a comitiva levou também a Foda à Moda de Monção [prato típico da terra à base de cordeiro]. Para o efeito, foram também levados a partir do Município vários fornos e até a lenha foi apanhada no concelho. “Foi um grande sucesso! O espaço de restauração foi pequeno para a procura que teve! Claro que criou constrangimentos à saída do cordeiro porque as mesas estavam permanentemente ocupadas”, continuou António Barbosa. “Ficou a experiência para melhorarmos ainda mais no próximo ano”, garantiu acrescentando que foi feita uma enorme promoção à Mesa do Cordeiro à Moda de Monção, uma das 49 pré-finalistas do concurso 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

Perante este cenário e frente às cifras finais do evento, a 5ª edição do Alvarinho Wine Fest está mais do que garantida. “Evidentemente! Monção voltou este ano e voltou para ficar. Eu tinha dito que este ano iríamos à experiência. Propusemos a zona do território que foi muito bem acolhida por Melgaço. Foi um sucesso! A forma religiosa como os visitantes levaram para casa tudo o que é de Monção e Melgaço diz bem sobre o interesse da capital e das gentes de fora”, referiu o presidente da Câmara de Monção.

 

Batista: “Temos todas as condições para que Monção e Melgaço façam juntos mais 10, 20 ou 30 edições deste evento.”

 

Também muito satisfeito mostrou-se o presidente da Câmara de Melgaço. Os números finais também encheram de orgulho o autarca socialista que acredita que o Alvarinho Wine Fest tem agora capacidade para estender-se durante muitos anos. “Temos todas as condições para que Monção e Melgaço façam juntos mais 10, 20 ou 30 edições deste evento”, assegurou Manoel Bastista. “Foi um evento bem pensado e ousado na altura em que apareceu. Mas foi-se afirmando. Conquistou o seu lugar no mundo do vinho. As pessoas começam a falar dele e a tê-lo como referência”, disse o autarca melgacense à Rádio Vale do Minho. “Os grandes homens de negócios ligados ao vinho começam também a estar connosco. Temos tudo para continuar com um evento vencedor”.

Manoel Batista congratula-se também com um crescimento de visitantes “não só em quantidade como em qualidade”. “Os produtores mostraram-se muito satisfeitos com o aumento de gente ligada ao negócio do vinho”, contou o presidente da Câmara de Melgaço para quem o Alvarinho Wine Fest se transformou numa excelente oportunidade para os produtores desenvolverem as suas empresas e alavancar as economias dos dois Municípios.

Alvarinho Wine Fest surgiu em 2015. A primeira edição foi realizada no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa. Foram registados 3.500 visitantes. Na segunda edição, no Pátio da Galé, o número subiu para 7.700. Em 2017, registaram-se cerca de 10 mil visitantes. Este ano, esse número quase dobrou para mais de 19 mil.

Os custos da edição de 2018 para ambos os Municípios ainda não são conhecidos mas, recorde-se, o custo total de cada uma das duas primeiras edições rondou os 400 mil euros e cada uma das duas autarquias participantes contribuiu com 65 mil euros.

 

Veja algumas imagens da edição deste ano do Alvarinho Wine Fest:

 

 

Últimas