PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Monção

Monção: Maria Júlia (que desapareceu e foi encontrada) aplaudida e homenageada no jantar da Proteção Civil

9 Dezembro, 2023 - 11:51

20301

0

Esteve quase dois dias desaparecida. Foi encontrada após intensa operação de buscas.

Maria Júlia Brito, de Mazedo, em Monção, foi uma das grandes homenageadas durante o jantar de Natal das entidades de Proteção Civil daquele concelho realizado esta sexta-feira num restaurante do concelho.

 

Recorde-se que esta monçanense, com 68 anos de idade e portadora de doença de Alzheimer, esteve quase dois dias desaparecida no passado mês de setembro.

 

Após uma intensa operação de buscas que reuniu Bombeiros, GNR e Subzone, Maria Júlia foi encontrada e hoje encontra-se novamente junto da sua família. Estiveram também no jantar, onde receberam palavras de carinho do Presidente da Câmara, António Barbosa.

 

O autarca não poupou, como é evidente, rasgados elogios ao trabalho das forças de segurança.

 

“Esta é uma família diferente de todas as outras que temos no concelho. É uma família que está disponível 24 horas por dia para servir os cidadãos. Quando olhamos, por exemplo, para a GNR, temos tendência a ver uma entidade que está na estrada e que está lá para multar-nos. Mas estas entidades têm um papel que vai muito para além disso!”, realçou Barbosa.

 

“Esta é a gente que está disponível 24 sobre 24 horas. Muitas vezes abandonam a mesa de Natal das suas famílias para poderem socorrer um cidadão. São gente permanentemente disponível num país como o nosso que, quase 50 anos após o 25 de abril, não teve ainda a capacidade de gerar riqueza suficiente para poder retribuir de forma justa aquilo que é o trabalho de cada um deles”, lamentou.

 

Barbosa virou depois para Maria Júlia. Enalteceu o trabalho, a determinação de todas as forças de segurança nas buscas pela sexagenária.

 

Lamentou que “nem todas as Dnas Júlias do nosso país têm a sorte de ter gente disponível para ajudar”. Pediu um aplauso para a monçanense e para todos “pelo trabalho fantástico que fazem todos os dias”.

 

Longa ovação na sala, entre as dezenas de presentes.

 

 

Veja a nossa galeria de fotos:

 

 

Aos microfones da Rádio Vale do Minho, o Presidente da Subzone e também da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção, mostrou-se visivelmente satisfeito com aquele que foi a primeira edição do jantar de Natal da Proteção Civil de Monção.

 

“Como aqui se viu, estamos a conseguir uma cada vez maior ligação entre todas as entidades de Proteção Civil aqui no concelho. Só com esta união podemos ser ainda mais eficazes no socorro à comunidade”, disse Gonçalo Oliveira.

 

Neste jantar marcaram presença representantes dos Bombeiros Voluntários de Monção, dos Bombeiros Sapadores Florestais, da GNR Monção, da Subzone, do INEM e da Unidade Local de Proteção Civil de Cambeses.

 

Vale ainda referir que, também durante este encontro, foi realizada a gala de entrega de prémios da Subzone Academia de Tiro com Arco (SATA).

 

O atleta Nuno Carneiro foi um dos galardoados. Recebeu o prémio de Atleta do Ano.

 

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas