PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Liguem os motores! – Começa este sábado o 43º Rali à Lampreia

28 Fevereiro, 2020 - 21:32

351

0

PUB Começa este sábado, em Monção, a 43ª edição do Rali à Lampreia. Como manda a tradição, a prova de perícia automóvel vai realizar-se na Praça Deu-la-Deu, em pleno centro […]

PUB

Começa este sábado, em Monção, a 43ª edição do Rali à Lampreia. Como manda a tradição, a prova de perícia automóvel vai realizar-se na Praça Deu-la-Deu, em pleno centro da vila. São cerca de meia centena de pilotos que vão competir pelas almejadas libras em ouro.

Ao volante, a maioria vai para os homens. Mas já se conhece uma piloto: Sofia Mouta. Vem de Melgaço. Na edição do ano passado do Rali à Lampreia deu nas vistas. Correu com um Audi TT. Fez o melhor tempo feminino [houve outra piloto nesta categoria em prova]. Desta vez, a piloto vem com um Fiat 127 de 1974, inteiramente recuperado pela família Soalheiro.

 

Três provas

 

O evento, promovido pela Câmara Municipal de Monção em conjunto com o Parallel Velocity Club, tem início marcado para este sábado à noite, pelas 20h30, com a primeira prova de qualificação.

Prosseguirá domingo de forma semelhante aos anos anteriores com mais duas provas. Uma durante a manhã, pelas 11h00 com a 1ª prova complementar, e a 2ª prova complementar durante a tarde, às 16h00. A entrega de prémios está prevista para as 18h00.

“Vamos apostar ainda mais na segurança. No ano passado tivemos cerca de 120 metros de barreiras [jerseys] de betão. Este ano iremos ter cerca de 180 metros”, adiantou o vereador João Oliveira à Rádio Vale do Minho. O número de bancadas irá ser sensivelmente o mesmo.

 

Probabilidade de chuva

 

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para este fim-de-semana não são famosas. Bastante chuva, sobretudo no domingo.

Apesar das previsões de chuva, o vereador da Cultura na Câmara de Monção, João Oliveira, mantém-se otimista. “Esperamos um fim de semana com muitos visitantes. Quer portugueses, quer galegos. Estamos certos que os nossos restaurantes irão servir muitas lampreias do rio Minho”, referiu.

 

Há também Rali Gastronómico…

 

Neste fim-de-semana vai também realizar-se a 5ª edição do Rali Gastronómico. A iniciativa consiste num circuito pelos bares aderentes à iniciativa, localizados no centro histórico, onde cada um vai apresentar um acepipe de lampreia. O percurso pelos bares é geralmente feito em comboio turístico, sendo animado por uma charanga.

“É também de esperar um crescimento nesta iniciativa. E também nas boxes gastronómicas no domingo”, disse ainda João Oliveira. 

De referir que o Município de Monção voltou a associar-se este ano a mais uma edição da iniciativa Lampreia do Rio Minho – Um Prato de ExcelênciaSão mais de duas dezenas de restaurantes do concelho que estão já a divulgar um dos principais atrativos culinários da região que, em conjunto com a realização de um conjunto variado de atividades que, nestes meses, vai transformar o território constituído pelos seis municípios num espaço apelativo e convidativo para os visitantes.

Já na XI edição, a iniciativa Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência é um projeto da ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, em parceria com os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira -, e que visa a promoção de um recurso local com forte impacto na economia local – a lampreia – tornando o Vale do Minho um destino gastronómico de excelência.

 

Conhece mesmo o circuito do Rali à Lampreia? E regras? Confira tudo AQUI 

 

PUB

Últimas