PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: E se o piloto errar no percurso? – Saiba TUDO sobre o Rali à Lampreia

27 Fevereiro, 2020 - 11:35

310

0

PUB O regulamento não é extenso. Mas é claro. Há um percurso a ser feito e tem mesmo de ser feito em menos de dois minutos. Caso contrário, o piloto […]

PUB

O regulamento não é extenso. Mas é claro. Há um percurso a ser feito e tem mesmo de ser feito em menos de dois minutos. Caso contrário, o piloto é imediatamente desclassificado. Esta é uma das normas da 43ª edição do Rali à Lampreia que vai realizar-se na Praça Deu-la-Deu, em Monção, no próximo sábado e domingo.

A primeira prova terá lugar no sábado à noite, às 20h30. No domingo haverá mais duas: uma de manhã e outra durante a tarde. O espetáculo de perícia automóvel atrai todos os anos uma multidão àquele espaço, mas poucos conhecerão de ponta a ponta as regras a que os pilotos estão sujeitos. Sobretudo as penalizações.

Um dos casos mais frequentes é o derrube dos mecos instalados ao longo do percurso. Se a viatura tocar no meco e ele não tombar, o piloto safa-se. Mas se o dito cair, a penalização será de 10 segundos. Pode parecer pouco, mas dói bastante neste tipo de competições em que um único segundo pode fazer toda a diferença.

 

Penalizações que doem ainda mais

 

É raro acontecer, mas podem existir pilotos mais nervosos que errem no percurso a realizar. O esquema existe e é para ser bem estudado. A regra é tão rigorosa que se aplica mesmo nos casos, por exemplo, em que o concorrente passar pelo lado direito de um meco quando deveria passar pelo lado esquerdo. Se esta norma não for cumprida, a penalização é pesada: são 100 segundos. Isto empurra praticamente o piloto para a desqualificação, visto que o tempo limite são 2 minutos [120 segundos].

Como não podia deixar de ser, a segurança dos pilotos e do próprio público está acima de tudo nestas provas. Qualquer piloto sem capacete ou que dispense o cinto de segurança será imediatamente desqualificado.

Será também desqualificado todo o piloto que não apresentar a sua Carta de Condução quando solicitada; faça omissões ou falsas declarações no Boletim de Inscrição; não se apresente a prestar qualquer das tentativas, no momento em que for chamado; teceber qualquer auxílio durante a realização das tentativas; cometer qualquer fraude tendente a falsear o espírito deste Regulamento ou do C.D.I; efetuar manobras perigosas na zona de assistência.

 

Quem pode concorrer?

 

De acordo com o regulamento, são admitidos concorrentes/condutores com carta de condução, com ou sem licença desportiva. Um piloto pode participar em várias classes e cada viatura poderá ser inscrita por mais que um concorrente.

São admitidas a esta competição todas as Viaturas Ligeiras (transformadas ou não), divididas por 3 Grupos: Grupo 1 – Todas as viaturas homologadas ou não, assim divididos, e sem transformações; Grupo 2 – Viaturas especiais, minis e outras que não se enquadram nas características do Grupo 1; Grupo 3 – Kartcrosses.

 

Há controlo anti álcool?

 

Sim. E controlo anti doping também. O local do controlo será nas instalações do Secretariado da Prova.

 

Corrida ao ouro

 

Os prémios não se restringem apenas às taças. Há libras em ouro para os primeiros classificados de cada um dos três grupos mencionados. Cada uma num valor aproximado de 400 euros. 

Haverá também uma taça para o veículo Diesel melhor classificado dos Grupos 1 e 2. Uma taça para o melhor natural de Monção dos Grupos 1 e 2. Uma taça para a Senhora melhor classificada dos Grupos 1 e 2. Uma taça para o melhor sócio do clube e um troféu de participação para todos os concorrentes.

 

Previsões de chuva

 

A edição deste ano do Rali à Lampreia, em Monção, deverá ser acompanhada de chuva ou aguaceiros. As previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para um fim-de-semana bastante chuvoso. O cenário vai prolongar-se durante a próxima semana.

O início desta prova de perícia automóvel, recorde-se, está marcado para o próximo sábado à noite, pelas 20h30, com a primeira prova de qualificação.

O evento, promovido pela Câmara Municipal de Monção em conjunto com o Parallel Velocity Club, prosseguirá no dia seguinte de forma semelhante aos anos anteriores com mais duas provas. Uma durante a manhã, pelas 11h00 com a 1ª prova complementar, e a 2ª prova complementar durante a tarde, às 16h00. A entrega de prémios está prevista para as 18h00.

 

Pode consultar o regulamento total da prova AQUI.

 

Percurso que cada piloto terá de fazer na edição 2020 do Rali à Lampreia

 

[Fotografia: Screen Vídeo Oficial Promo Rali à Lampreia 2020]

 

PUB

 

Últimas