A Feira da Foda de Pias, em Monção, ficou pelas costuras este sábado à noite.
Uma verdadeira avalanche de visitantes começou a chegar ao certame ao final da tarde.
Foi um sem parar de entradas. Ao final da noite, com lotação quase esgotada “ainda continuava a chegar gente”, contou à Rádio Vale do Minho fonte da organização.
Vieram de todo o lado. Uns de concelhos vizinhos, outros de Braga, de Esposende, de Santo Tirso, de Amarante… gente de Bragança, do Porto e até de Aveiro.
Todos para provar uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.
[Fotografia: cortesia grupo Kalhambeke]
[Fotografia: cortesia grupo Kalhambeke]
As previsões da Rádio Vale do Minho cumpriram-se.
Para além do emblemático prato propriamente dito, juntou-se a atuação do grupo Kalhambeke. Ingredientes mais do que suficientes para uma moldura humana compacta, a justificar categoricamente as palavras do Presidente da Câmara.
“A Feira da Foda é hoje um evento de referência nacional”, disse António Barbosa, na cerimónia de abertura.
Veja o vídeo [créditos: Feira da Foda]
[Fotografia: cortesia grupo Kalhambeke]
[Fotografia: cortesia grupo Kalhambeke]
Não se esqueça! Este domingo há Sons do Minho
O popular grupo Sons do Minho vai atuar este domingo na Feira da Foda. Sobem ao palco pelas 19h00.
A última vez que passaram por Monção foi no passado mês de Outubro. Encheram a Praça Deu-la-Deu.
Autores do conhecido tema Vamos à Foda, o grupo encantou a multidão também com o vasto leque de músicas que colocaram o povo a dançar e a cantar de cor e salteado vários temas da banda.
“Só cantamos o Vamos à Foda em Monção! É exclusivo”. A garantia foi deixada à Rádio Vale do Minho por Jorge Salgueiro e Pi d’Areosa, membros do grupo.
Confrades de Honra da Confraria da Foda de Pias, Monção, os dois membros marcaram presença no V Capítulo de Entronização de novos confrades.
“Este prato é um símbolo de Monção. É símbolo da tradição, da amizade e de tudo o que nos faz juntar hoje aqui em Monção”, disse Jorge Salgueiro.
[Fonte: Feira da Foda/Divulgação]
A Feira da Foda, que está na 5ª edição, surgiu em 2017, e agigantou-se desde logo como um dos principais eventos culturais e gastronómicos no concelho de Monção.
É um evento inspirado no prato mais típico do concelho: o Cordeiro à Moda de Monção (localmente conhecido por Foda à Monção). Foi elevado em 2018 a uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.
Comentários: 0
0
0