PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Governo aprova saneamento básico em Mazedo, Cambeses, Longos Vales, Troviscoso e Troporiz

5 Janeiro, 2017 - 10:02

197

0

Para o presidente da Câmara, «são obras fundamentais para a elevação da qualidade de vida das populações e preservação do meio ambiente».

O governo português, através do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), aprovou o financiamento das candidaturas apresentadas pela autarquia monçanense para o saneamento básico em Mazedo, Cambeses, Longos Vales, Troviscoso e Troporiz.
O montante elegível é de 1.804.650,00 euros, sendo a comparticipação de 85% daquele valor (1.533.952,50 ¤). O custo global das empreitadas deverá ser superior a 2 milhões de euros, ficando a restante valor sob responsabilidade da autarquia. O próximo passo será o lançamento do respetivo concurso público para execução da empreitada.
Para o presidente da Câmara, Augusto Domingues, “são obras fundamentais para a elevação da qualidade de vida das populações e preservação do meio ambiente”. Por isso, acrescenta, “sentimos uma grande satisfação com esta aprovação porque, em virtude do avultado esforço financeiro, seria impensável avançarmos sozinhos com estas intervenções”.
O investimento previsto, localizado em espaços urbanizados do território concelhio, consiste na construção de infraestruturas de saneamento de águas residuais, incluindo a rede de drenagem de saneamento residual, estações e condutas elevatórias.
Em Mazedo, a empreitada compreende os lugares de Estrada, Carrazedo, Eirado, Pomar, Regueiro, Breia, Calvário, Requião, Antoinha e Agrelo, beneficiando 712 habitantes. Em Cambeses, os lugares de Milagres, Figueiras, Terra Nova, Sende e Veiga, contemplando 326 habitantes.
Em Longos Vales, serão beneficiados 180 habitantes dos lugares da Bouça, Corgo e Serzedo enquanto a intervenção em Troporiz prevê abranger 440 habitantes dos lugares de Alho, Igreja, Lage, Rebouça, Souto e Giesteira e, em Troviscoso, 173 habitantes dos lugares da Pedra e Monte Redondo. No total, passarão a dispor de saneamento básico 1831 habitantes.
Todas as intervenções estão inseridas em zonas já abrangidas pelos sistemas em alta da empresa ”Águas do Norte, S.A” com um sistema composto por coletores gravíticos ou por sistema de bombagem para a condução dos efluentes para a Estação de Tratamento de Águas Residuais de Monção.
Refira-se que o investimento corresponde aos lugares mais densamente urbanizados do concelho que, na atualidade, não dispõem de rede de drenagem. Assumem-se de extrema importância para a resolução de graves problemas sanitários existentes que resultam do deficiente funcionamento das fossas séticas individuais, decorrente das más condições naturais de drenagem do solo.

Últimas