PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Fonte da Danaide iluminou-se de azul

16 Fevereiro, 2024 - 09:07

979

0

Monção associou-se à iniciativa ‘Light It Blue’.

A emblemática fonte da Danaide, em Monção, esteve esta quarta e quinta-feira iluminada em tons de azul. 

 

O motivo, segundo o Município, prendeu-se com o Dia Internacional de Síndrome de Angelman, que se assinalou esta quinta-feira.

 

A Associação Síndrome de Angelman convidou os municípios portugueses a iluminarem, com a cor azul, os edifícios mais emblemáticos das respetivas localidades.

 

Monção aceitou o convite e associou-se à iniciativa Light It Blue.

 

O objetivo, segundo a organização, “é sensibilizar a comunidade para a existência desta síndrome, promovendo uma maior visibilidade e deteção dos sintomas associados a esta condição”.

 

A Síndrome de Angelman é uma doença genética rara que afeta uma em cada 20.000 crianças, caraterizando-se por um atraso grave de desenvolvimento psicomotor, a ausência total de linguagem verbal, e dificuldades significativas na marcha e na coordenação motora.

 

Em Portugal, são já 80 os casos identificados, “estimando-se, dada a incidência, que o número real de casos ultrapasse meio milhar”, refere a autarquia.

 

A ausência de conhecimentos sobre esta síndrome é, ainda, elevada e traduz-se, de acordo com a ANGEL, em erros de diagnóstico ou atraso na sua identificação, o qual compromete uma intervenção precoce que, efetivamente, promova a melhoria dos sintomas.

 

 

[Fotografia: Município Monção]

Últimas