PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Enquanto Espanha diz e se desdiz… na Feira Semanal sofre-se [c/FOTOS]

4 Junho, 2020 - 15:39

642

0

PUB O dia começou bem cedo para as dezenas de feirantes que esta quinta-feira montaram uma vez mais as bancas em Monção. E desde as primeiras horas que se notou […]

PUB

O dia começou bem cedo para as dezenas de feirantes que esta quinta-feira montaram uma vez mais as bancas em Monção. E desde as primeiras horas que se notou uma maior afluência de público relativamente à semana passada, em que se deu a retoma desta feira neste concelho.

Foi também às primeiras horas do dia que chegou aquilo que parecia uma boa notícia: a ministra espanhola do Turismo, Reyes Maroto, tinha acabado de afirmar que todas as restrições aos postos fronteiriços com França e Portugal seriam levantadas a partir de 22 de junho.

O ânimo durou apenas algumas horas. A incredulidade tomou conta da região e provavelmente do país inteiro quando o Governo espanhol se corrigiu a si próprio e assegurou que irá reabrir as fronteiras apenas a 1 de julho.

Manuel Barbosa vende legumes e flores nesta feira há mais de cinco anos. Veio de Esposende. A expressão preocupada com o olhar a percorrer o recinto deixa transparecer a saudade dos galegos. “Sem as fronteiras abertas isto é muito complicado. Está fraco”, desabafou. “Isto tem de melhorar mas para isso têm de abrir as fronteiras. Não conseguimos viver só com os nossos de cá. Os espanhóis fazem-nos muita falta!”, disse.

Metros mais à frente, Fátima Oliveira ajeitava a sua banca onde vende roupa. Natural de Monção, é já uma veterana nesta feira. “Já vendo aqui há mais de 30 anos”, disse-nos com orgulho. No entanto, em mais de três décadas, a feirante nunca viu um cenário semelhante.

“Vendemos muito mais aos espanhóis. Ainda ontem estive na feira de Valença e não se vendeu quase nada. Faltam-nos os espanhóis para tudo”, disse a feirante à Rádio Vale do Minho. “Isto é preocupante e não sei se vamos aguentar tanto tempo. Hoje está aqui mais um pouco de gente mas vende-se pouco”, lamentou.

controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23h00 do dia 16 de março em nove pontos de passagem autorizada, devido à pandemia da COVID-19.

Os pontos de fronteira em funcionamento são Valença-Tuy, Vila Verde da Raia-Verín, Quintanilha-San Vitero, Vilar Formoso-Fuentes de Oñoro, Termas de Monfortinho-Cilleros, Marvão-Valência de Alcântara, Caia-Badajoz, Vila Verde de Ficalho-Rosal de la Frontera e Castro Marim-Ayamonte.

No âmbito do controlo das fronteiras, estão impedidas as deslocações turísticas e de lazer entre os dois países, sendo apenas permitida circulação de transportes de mercadorias e de trabalhadores transfronteiriços.

 

Veja as fotos de mais uma Feira Semanal de Monção… com fronteiras fechadas:

 

 

PUB

 

Últimas