PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Ecopista do Rio Minho vai ser prolongada até à freguesia da Bela

2 Novembro, 2018 - 12:41

1255

0

A Câmara Municipal de Monção vai prolongar a Ecopista do Rio Minho entre o Parque das Caldas e a freguesia da Bela. A confirmação foi feita esta sexta-feira pela própria […]

A Câmara Municipal de Monção vai prolongar a Ecopista do Rio Minho entre o Parque das Caldas e a freguesia da Bela. A confirmação foi feita esta sexta-feira pela própria autarquia que adianta que o troço terá uma extensão de 4,3 quilómetros.

De momento, avança a primeira fase numa extensão de 1050 metros, terminando na zona do posto aquícola, em Troviscoso, antes da ponte sobre a ribeira do Ameal. Os trabalhos foram entregues à empresa Manuel da Silva Pereira e Filhos, Lda, pelo montante de 119.763,64  euros, imposto incluído, começando a breve prazo. “O traçado apresentado resultou de um estudo exaustivo, que sofreu diversas alterações, até se encontrar a solução menos impactante no sistema natural protegido. Serão utilizadas técnicas de estabilização de taludes e proteção de linhas de água baseados em princípios de engenharia natural”, explica a edilidade.

Ainda de acordo com a autarquia, toda a ocupação será implantada sobre diversos caminhos rurais e agrícolas existentes e alguns carreiros de pescadores, não colidindo com a paisagem natural ou os movimentos do rio Minho em períodos de cheia, respeitando   a vegetação autóctone envolvente. “O prolongamento deste corredor ecológico, que tem merecido referências elogiosas e recebido várias distinções, permitirá a criação de mais um motivo de interesse para quem gosta de passear ou praticar desporto em comunhão com a natureza”, sublinha o presidente da Câmara, António Barbosa.

A 500 metros do início, devido a uma depressão existente, junto a uma velha pesqueira parcialmente destruída, será construído um passadiço elevado em madeira com, aproximadamente, 55 metros de extensão. A 800 metros, será demolida a ponte de betão armado existente, sendo substituída por uma nova ponte em madeira, mais elevada e com maior dimensão.

 

Sobre a Ecopista do Rio Minho

 

A Ecopista do Rio Minho, cujo primeiro troço foi inaugurado no dia 14 de Novembro de 2004 pelo Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, Jorge Borrego, é um percurso superior a 20 quilómetros colado àquele troço de água internacional que tem merecido rasgados elogios e aplausos da generalidade das pessoas.

Ao longo do percurso entre os centros históricos de Monção e Valença, sobram motivos de interesse que fazem desta via ecológica, a primeira em Portugal a aproveitar linhas férreas desativadas, uma referência para quem gosta de praticar desporto ao ar livre. No percurso de Monção, além do Núcleo Museológico Torre de Menagem, em Lapela, monumento nacional desde 1910 rodeado de casario, o utilizador é surpreendido com diversas panorâmicas do rio, das embarcações tradicionais, da labuta dos pescadores, da margem galega e de algumas pesqueiras e pequenas construções de pedra antiga.

Em 2009, no IV Encontro de Vias Verdes da Europa, realizado na Bélgica, a Ecopista do Rio Minho foi classificada como a quarta melhor ecopista da Europa. Em 2017, nos 8th European Greenway Award, realizados na Irlanda, recebeu o título de terceira melhor via verde da Europa.

A 12 de novembro, o troféu ganho na Irlanda percorreu os 46 quilómetros daquele corredor ecológico, tendo o trajeto começado em Seixas, concelho de Caminha, e terminado, no Parque da Lodeira, junto à ponte Internacional, concelho de Monção.

 

PUB

Últimas