PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Começou a “Revolução”! – Conheça todas as alterações ao trânsito AQUI

15 Fevereiro, 2019 - 09:09

358

0

Começou a “revolução” em Monção. O termo, recorde-se, foi aplicado pelo presidente da Câmara, António Barbosa (PSD), em março do ano passado durante a apresentação do projeto de requalificação do […]

Começou a “revolução” em Monção. O termo, recorde-se, foi aplicado pelo presidente da Câmara, António Barbosa (PSD), em março do ano passado durante a apresentação do projeto de requalificação do centro histórico da vila. Chegou a hora.

Os estaleiros das obras estão já montados perto da antiga estação ferroviária. As vedações já começaram a ser colocadas. Em nota de imprensa, a autarquia refere que, com a requalificação urbanística no centro histórico, torna-se necessário, até ao final do ano, fazer determinadas modificações à postura do trânsito. Com o objetivo de informar a população, foram colocados dois painéis informativos em locais estratégicos.

 A Rua 25 de Abril, a Praça da República, a Rua Eng. Duarte Pacheco e a Rua Pimenta de Castro vão ser objeto de trabalhos de requalificação, implicando, até ao final do presente ano, duração das empreitadas, alterações à circulação/estacionamento do trânsito no centro histórico.

Nesta primeira fase, a Rua 25 de Abril terá, unicamente, circulação em sentido ascendente (entrada na vila), sendo proibido o sentido descendente (saída da vila). O acesso à antiga Praça do Peixe, traseiras do Palácio da Justiça, mantém-se aberto à circulação automóvel.

A Rua Eng. Duarte Pacheco fecha para obras na sua totalidade, o mesmo acontecendo na Rua Pimenta de Castro, na chamada “Rua dos Bancos”, e na Praça da República, entre a Alfaiataria Luís Nunes e o Café República. Assim, quem quiser deslocar-se à Praça Deu-la-Deu terá de contornar à esquerda, junto ao Novo Banco e descer pelos Correios.

Neste acesso, que passa a ter dupla circulação entre o Restaurante Deu-la-Deu e os Correios, deixa de ser possível estacionar, sendo apenas permitido fazê-lo no percurso entre ao Novo Banco e o Talho Rosinha do Lapa, com sentido único. A entrada e saída da vila pela Estrada da Lodeira encontra-se disponível, com viragem, em ambos os casos, junto ao Cine Teatro João Verde.

Com o objetivo de informar a população local sobre as alterações à postura do trânsito, o Município de Monção colocou dois painéis informativos em locais estratégicos do centro histórico. A divulgação é feita ainda pelos meios digitais da autarquia e imprensa local.

 

Investimentos próximos de 2,3 milhões de euros

 

A Rua 25 de Abril, cujos trabalhos foram adjudicados à empresa Armindo Afonso, Lda, pelo valor de 749.083,52  euros, vai tornar-se “mais funcional e vistosa”, substituindo-se o inestético muro de suporte de terra atual por um espaço comercial com acesso à zona da antiga estação da CP.

A Praça da República, com artéria vedada ao trânsito e um acesso pedonal das traseiras da Casa do Curro ao Cine Teatro João Verde, “passará a permitir a realização de eventos de vária ordem, transformando-se numa nova centralidade do casco urbano”. O investimento situa-se em 741.968,73  euros, tendo sido entregue à empresa Primus Lean, Engenharia e Construção, Lda.

Ambos os investimentos, focados na atratividade do centro histórico e reforço de atividades culturais e sociais, serão complementados com a requalificação da Rua General Pimenta de Castro, adjudicada por 227.001,14  euros, e a Rua Eng. Duarte Pacheco, adjudicada por 97.827,70 euros. As duas empreitadas serão executadas pela empresa Sebastião da Rocha Barbosa, Lda.

Nesta estratégia de revitalização do centro histórico, referência ainda para a intervenção na Rua da Independência e Edifício Souto d`El Rey. Os trabalhos, avaliados em 413.292,41 euros, tiveram inicio em novembro, visando a recuperação daquela artéria que conduz à Porta de Salvaterra e garantindo a dignidade a um edifício histórico com vocação cultural e turística.

Estes investimentos, adjudicados pelo valor global de 2.229.173,50 euros, “constituem uma aposta forte do atual executivo presidido por António Barbosa que, registe-se, está a ser acompanhado pela iniciativa privada na requalificação dos imóveis degradados”.

 

Confira as alterações ao trânsito que vão ocorrer em Monção nos próximos dias

 

PUB

 

Últimas