PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Começou o novo ano letivo – Diretor do Agrupamento apela à tranquilidade

17 Setembro, 2020 - 09:38

487

0

PUB “Temperatura: Normal”. A voz feminina robotizada do túnel de desinfeção à entrada das escolas do concelho de Monção promete fazer parte da vida de cada aluno, de cada professor […]

PUB

“Temperatura: Normal”. A voz feminina robotizada do túnel de desinfeção à entrada das escolas do concelho de Monção promete fazer parte da vida de cada aluno, de cada professor e de cada funcionário nos próximos meses.

Manhã nublada, como que dizendo que o Verão chegou ao fim. Pelas 8h00, à entrada da Escola Secundária de Monção, já um grupo de alunos se concentrava em amena cavaqueira. Todos usavam máscara de proteção individual. Sorrisos discretos. Ninguém falava alto e poucas gargalhadas sonoras. Tudo desde logo a descondizer com o tradicional arranque de cada ano letivo.

“Espero que este ano corra bem. Mas nenhum de nós sabe. É tudo uma grande incógnita”, disse a Tânia que vai para o 11º ano e sonha seguir Gestão. “Estou bastante receosa com tudo isto do COVID-19. Todas estas normas são assustadoras”, acrescentou.

Também bastante apreensiva mostrou-se a Daniela, a começar também o 11º ano. “É tudo tão diferente. Nunca vivemos nada assim!”, exclamou a estudante que sonha seguir um curso que seja relacionado com a Saúde. “Com este aumento de casos tenho algum medo de que as aulas possam parar a qualquer momento e aconteça como no ano passado. Nunca sabemos o que vai acontecer e isso assusta”, acrescentou.

Mais ao lado, outro grupo de amigos conversava serenamente antes da entrada no túnel. “Isto não é muito normal e claro que está a causar transtorno na vida de todos nós”, desabafou o Gabriel às portas do 10º ano.

Também em tom preocupado e prestes a iniciar o 10º ano, o David sublinhou que “não é fácil andar na escola assim”. “É mais complicado assistir às aulas. É mais difícil aprender. Todas estas restrições incomodam”, desabafou o aluno à Rádio Vale do Minho. “Só espero que corra tudo bem. Mas acho que não vai ser fácil”, acrescentou.

 

 

Diretor do Agrupamento deixa mensagem de tranquilidade

 

 

De sorriso no rosto, o diretor do Agrupamento de Escolas de Monção chegou para o primeiro dia do resto do ano letivo. Com ar tranquilo, e apesar de toda esta nova normalidade, Sérgio Nascimento assegurou que as escolas do concelho estão todas adaptadas e prontas para um ano letivo em segurança.

“Foram tomadas todas as medidas de prevenção possíveis e cumpridas todas as recomendações. Há sinalética em toda a escola bem como os túneis de desinfeção” à entrada de cada estabelecimento escolar.

Mas mais coisas mudam. Cada turma passa a ter apenas uma sala única e apenas um intervalo durante o período da manhã e durante o período da tarde. “Sempre que existe mudança de turma numa sala, o espaço é desinfetado”, assegurou Sérgio Nascimento.

Os horários foram desfazados, por forma a evitar que todos os alunos estejam em hora de intervalo ao mesmo tempo.

Já sobre a disciplina de Educação Física, irá existir “mas será essencialmente de ginástica”. “Não existirá a prática de desportos coletivos e os balneários serão unicamente para troca de roupa. Sem banhos nem vapores. O material usado será sempre desinfetado de umas aulas para as outras”, explicou.

A lotação da cantina foi reduzida para cerca de 1/3. O limite máximo passou a ser de 70 alunos, com o espaçamento criado entre as mesas.

“Esperemos que isto passe depressa e que a comunidade escolar tenha tranquilidade. O problema não está na escola e não é com o início das aulas que isto pode piorar”, sublinhou o diretor. “A questão é que cada um deve cumprir as regras de higienização e uso da máscara. Mas não é só dentro da escola! Que o façam também fora dela”.

Sérgio Nascimento acredita que os dias poderão ser mais complicados nas EB1 e EB 2,3. “O pessoal não docente terá de estar mais atento nos intervalos. Uma pessoa dá o recado agora e o menino acata. Mas com 10 anos ou menos, depressa esquece”, referiu.

 

 

#EstudoEmCasa de regresso

 

 

O novo ano letivo é também marcado pelo regresso à RTP Memória das aulas do #EstudoEmCasa, que começa com revisões da matéria do ano passado. À semelhança do que vai acontecer na maioria das salas de aula do país, nas primeiras semanas o canal vai passar apenas conteúdos transmitidos no 3.º período do ano passado, para consolidação das aprendizagens. Só dentro de um mês, a 19 de outubro, começam a ser transmitidas as novas aulas na RTP Memória.

Outra das soluções encontradas pelo ministério para tentar dar mais tempo aos alunos para recuperar e consolidar aprendizagens do ano passado foi aumentar os dias de aulas e diminuir as férias.

As medidas implementadas pretendem reduzir as hipóteses de ser preciso encerrar um estabelecimento de ensino devido a um surto de COVID-19.

Caberá aos serviços de saúde decidir o que fazer se surgirem casos positivos de COVID-19, sendo que a opção deverá sempre passar por enviar para casa apenas o grupo que esteve em contacto com o doente.

O ensino à distância deverá ser sempre a última opção. No entanto, para que não volte a haver milhares de alunos sem acesso às aulas por falta de equipamentos ou de rede, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, garantiu esta semana que até ao final do primeiro período chegarão 100 mil computadores às escolas.

Veja a nossa galeria de fotos:

 

PUB

Últimas